Corumbá (MS) – “O que nós fazemos aqui hoje é mostrar que existem oportunidades quando há vontade. E devemos criá-las para o fortalecimento e o estabelecimento de um diálogo efetivo com as micros e pequenas empresas da Região do Pantanal” – dessa maneira, o governador Reinaldo Azambuja realizou a abertura oficial da quinta edição da Rota do Desenvolvimento em Corumbá – evento realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Semade em parceria com o Sebrae e demais entidades do Sistema S e setor produtivo. A Rota do Desenvolvimento Região Pantanal acontece entre os dias 15 e 17 de março no Centro de Convenções do Pantanal (Sesc Corumbá). O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, e o secretário-adjunto da pasta, Ricardo Senna, participaram da solenidade que teve representatividade da Prefeitura Municipal de Corumbá, Sebrae/MS, Fiems, Faems, Fecomercio, Famasul, Marinha do Brasil e Governo da Bolívia.

Governador Reinaldo Azambuja realiza a abertura oficial da Rota do Desenvolvimento em Corumbá. Foto: Afranio Pissini
PROPEQ Pantanal – Durante a solenidade de abertura oficial do evento, aconteceu também o lançamento do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios – PROPEQ para a Região do Pantanal, em que foram entregues os Mapas de Oportunidades, Diagnóstico da Lei Geral e Estudo de Desburocratização dos municípios da Região. As 12 licenças ambientais também foram concedidas a empresas que se instalarão na região, além da menção sobre a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Da mesma forma, ocorreu a Assinatura do Termo de Cooperação referente ao Geopark Bodoquena-Pantanal, numa parceria entre Fundect, Umes e Semade.
Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico discursou sobre a evolução e maior projeção do PROPEQ ao longo de todas as edições da Rota do Desenvolvimento. “O Programa de Apoio aos Pequenos Negócios era uma das ações estabelecidas desde o inicio da gestão, no Plano de Governo, e que hoje está sendo efetivamente realizada. Nós estamos em sua quinta fase e conseguimos agregar novos parceiros. O Governo demonstra, assim, que se propõe a trabalhar de uma forma interativa para resolver os problemas dos pequenos negócios”, frisou.

Jaime Verruck discursa durante a solenidade de abertura oficial da Rota do Desenvolvimento em Corumbá. Foto: Nolli Corrêa
Para o secretário da Semade, a Rota do Desenvolvimento em Corumbá já superou as expectativas. “Em cada uma das fases da Rota, estamos evoluindo. Ontem nós tivemos o workshop de crédito – importante para o desenvolvimento dos pequenos negócios locais, ultrapassamos as metas de visitação e hoje à tarde começamos a discutir a Política Estadual de Pesca – uma nova proposta positiva para o Estado de Mato Grosso do Sul, entre várias outras atividades voltadas aos empreendedores da região.”
Dessa maneira, Jaime Verruck concluiu que as ações em prol do desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios de Mato Grosso do Sul têm surtido efeito, mesmo diante de um cenário de retração econômica. “O intuito é que continuemos a manter o crescimento que o Estado apresentou em 2015, já que somos o terceiro estado de menor impacto diante da crise econômica no país e que, em 2016, nós possamos repetir os indicadores positivos, com Mato Grosso do Sul se destacando na geração de emprego e no crescimento do PIB.”
Rota em Corumbá – A Rota do Desenvolvimento teve início nessa terça-feira, 15 de março, e já superou em 30% o público esperado para todos os três dias de evento. Apenas ontem, mais de 660 pessoas passaram pelo Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá (Sesc Corumbá), no Porto Geral, para acompanhar as palestras, painéis com debates e rodada de negócios.

Hall de entrada da Rota do Desenvolvimento no Centro de Convenções do Pantanal (Sesc Corumbá). Foto: Afranio Pissini
Todas as atividades são gratuitas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br, em que também encontra-se disponível a programação completa do evento. Até o dia 17, quinta-feira, é realizado ainda atendimento especializado das 14 às 21 horas – feito por órgãos públicos e instituições de apoio – para abertura e regularização de empresas.
Foto de destaque: Nolli Corrêa
*Com informações de Bruno Navarros/Sebrae