Abate de bovinos tem nova queda no terceiro trimestre

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, dezembro 18, 2015 as 09:29 | Voltar

Redução do número de animais abatidos no País de julho a setembro chega a 10,8% em relação ao mesmo período do ano anterior

O número de animais abatidos no terceiro trimestre de 2015 caiu 10,6% em relação aos 8,4 milhões de cabeças do mesmo período do ano passado, de acordo com relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De julho a setembro deste ano foram abatidos 7,5 milhões de bois, vacas, novilhos e novilhas em todo o País, queda de 0,8% em relação aos 7,6 milhões do segundo semestre de 2015. A redução já era esperada, em função da baixa oferta de animais no mercado e das quedas dos dois semestres anteriores.

Dos 27 Estados acompanhados, 22 tiveram queda. As reduções mais significativas foram de São Paulo, com 191,21 mil cabeças a menos; seguido por Mato Grosso, com 160,58 mil; e Minas Gerais, com menos 131.11 mil cabeças. Os três Estados da região Centro-Oeste seguem liderando o ranking de abates, com Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, respectivamente, nas três primeiras posições.

A queda nos abates de bovinos foi acentuada pelo crescimento no número de suínos e frangos abatidos no trimestre. De acordo com relatório do IBGE, de julho a setembro desde ano, foram abatidos 10,18 milhões de cabeça de suínos, alta de 5,1% em relação a igual período do ano passado. No setor de frango, o número de abates alcançou um novo recorde desde 1997, com 1,50 bilhão de cabeças, crescimento de 6,9% sobre o terceiro trimestre de 2014.

Fonte: Portal DBO com informações do IBGE

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.