Governo intensifica fiscalização nos rios de MS para garantir cumprimento da nova norma da pesca amadora

  • Publicado em 08 abr 2019 • por Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semadesc •

  • Campo Grande (MS) – Para garantir o cumprimento do Decreto nº 15.166, que instituiu novos regramentos e limitações para a pesca amadora e desportiva em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar Ambiental (PMA), está realizando, de 2 a 8 de abril, operação preventiva com 270 policiais, helicóptero, lanchas e barcos para intensificar a fiscalização nos rios sul-mato-grossenses.

    A operação Fronteira é uma das ações que acontecem após reunião realizada no início do mês de março na Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), juntamente com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), da PM (Polícia Militar) e PMA para traçar estratégias e definir o cronograma de ações imediatas, de médio e longo prazo para inibir a pesca predatória e garantir o cumprimento do novo regramento da pesca amadora e esportiva no Estado.

    O Decreto nº 15.166 trouxe uma nova regulamentação para a pesca amadora e desportiva no Estado. Pescadores amadores e adeptos da pesca esportiva que visitam Mato Grosso do Sul devem ficar atentos aos limites definidos no novo regramento, como a cota de 5 quilos de pescado, mais um exemplar (respeitados os tamanhos mínimo e máximo) e cinco piranhas. “Estamos em um processo de transição. O novo decreto reduziu a quantidade de captura permitida para a pesca amadora e esportiva na temporada de pesca de 2019 e instituiu a cota zero a partir de 2020, para esse segmento somente”, lembrou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

    Confira abaixo os tamanhos máximo e mínimo de captura para cada espécie, de acordo com o Decreto nº 15.166:

    Nome Tam. Mínimo Tam. Máximo
    Jaú 95 cm 120 cm
    Cachara 83 cm 112 cm
    Pintado 90 cm 115 cm
    Pacu 45 cm 57 cm
    Piraputanga 30 cm Indeterminado
    Barbado 60 cm Indeterminado
    Pati 65 cm Indeterminado
    Jurupoca 40 cm Indeterminado
    Curimbatá (curimba, Papa-terra) 38 cm Indeterminado
    Piavuçu 38 cm Indeterminado
    Jurupensém 35 cm Indeterminado
    Armao, armado, abotoado 35 cm Indeterminado
    Cascudo-abacaxi 30 cm Indeterminado
    Cascudo, acari 30 cm Indeterminado
    Corvina 30 cm Indeterminado
    Cascudo-preto 25 cm Indeterminado
    Mandi, mandi amarelo 25 cm Indeterminado
    Piau 25 cm Indeterminado
    Piau-Três-Pintas 25 cm Indeterminado
    Pacupeva 20 cm Indeterminado
    Palmito 35 cm Indeterminado

     

    A operação Fronteira estende-se até segunda (8) às 12h00, quando revisões nos veículos e embarcações que necessitarem serão realizadas para o final de semana anterior e para a operação Semana Santa. Equipes continuam monitorando possíveis pontos de decoada. Até domingo (7), ao menos 10 pessoas haviam sido presas e autuadas pelos policias por irregularidades.

    Em fevereiro deste ano, o Imasul entregou 17 barcos, nove lanchas, 28 motores de popa, 5 reboques e 4 rebocadores para a PMA, num total de R$ 1,274 milhão em equipamentos, adquiridos por meio de compensação ambiental paga pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp). Também foi feito o trabalho de orientação e capacitação dos militares da PMA, com base nas alterações que o novo decreto trouxe.

    Categorias :

    PESCA

    Veja Também