Campo Grande (MS) – O maior evento de divulgação científica da América Latina será realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, de 21 a 27 de julho de 2019, em Campo Grande. Com uma expectativa de público de 16 mil pessoas, a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) deve mostrar todo o potencial da ciência sul-mato-grossense e brasileira no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio ente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Fundect e UEMS é parceiro da UFMS na realização do evento, juntamente com a Prefeitura de Campo Grande, instituições de ensino superior e outras entidades. “É um evento de grande porte para o qual nos preparamos. Há uma grande expectativa com relação aos legados para a economia da cidade e também para o impulsionamento da pesquisa científica e inovação em nosso Estado. Além disso, as pessoas poderão ver de perto o impacto da ciência, tecnologia e inovação no cotidiano”, comentou o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, no lançamento oficial da 71ª Reunião da SBPC, realizado na quarta-feira (13).
Em 70 anos de existência, é a primeira vez que Mato Grosso do Sul será palco desta grande festa da ciência. “Sediar um evento desta magnitude proporcionará um envolvimento com todos os setores da cidade e do Estado. É um marco histórico para as instituições de pesquisa de Mato Grosso do Sul. No ano passado instituímos uma comissão, coordenada pela Semagro, para tratar da realização do evento e obter o melhor aproveitamento de todas as potencialidades que esse evento nos oferece”, acrescentou Ricardo Senna.
No lançamento, o reitor da UFMS, Marcelo Turine, afirmou que além de vitrine científica, a Reunião Anual da SBPC é uma oportunidade para apresentar ao Brasil todos os números, indicadores e características próprias do estado de Mato Grosso do Sul. Ele reforçou também a importância da participação ativa dos jovens, independentemente da idade. “Nós não queremos um evento com estruturas maravilhosas e enormes sem ter a presença dos jovens, sem poder apresentar as grandes conquistas da ciência sul-mato-grossense e do Brasil. É um sonho muito grande”.
O tema da reunião foi oficializado pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira. Para 2019, o foco será: “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”, questões que irão envolver diversas áreas do conhecimento, distribuídas em exposições, minicursos, palestras, mesas redondas, conferências, entre outras.
Para o presidente da SBPC, a Reunião Anual é um momento em que todos estarão reunidos para discutir assuntos atuais e de interesse nacional, além de buscar soluções efetivas para as diversas áreas da sociedade. “Nós temos que fazer com que a ciência e a tecnologia sejam um elemento importante para a sociedade, tanto do ponto de vista da produção, da economia, mas também da inovação social, da saúde, do meio ambiente e da educação.”
Presente ao evento de lançamento, o secretário de Governo, Eduardo Riedel, reforçou a importância de o Estado apoiar a realização do evento e a expectativa do Governo com a vinda da Reunião Anual. “Não é só um orgulho muito grande para o estado de Mato Grosso do Sul, como é extremamente importante para ajudar no desenvolvimento da nossa economia, da nossa estrutura e da rede de ciência e tecnologia”.
O evento
Nos seis dias de reunião, estudantes, pesquisadores e visitantes terão a chance de conhecer o universo da ciência brasileira, numa Programação Científica composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e Sessões de Pôsteres (que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica e o Integra UFMS). Também serão realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), a SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas). O evento será encerrado com mais uma edição do Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.
As inscrições para a participação no evento são gratuitas. Para os interessados em submeter trabalhos, frequentar minicurso ou obter o material do evento, haverá uma taxa. Mais informações sobre os prazos e preços, acesse o site da SBPC 2019 [http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/]