Campo Grande (MS) – Na sexta-feira (7), o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) ministrou a palestra “Cenários Econômicos em Mato Grosso do Sul” no Encontro Empresarial realizado pela Faems (Federação das Associações Empresariais de MS) no município de Mundo Novo. O encontro foi realizado na sede da ACIMN (Associação Comercial e Industrial de Mundo Novo).
O encontro contou com a presença de autoridades do poder público e setor produtivo e celebrou os 40 anos de fundação da Federação. “Foi uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências entre os presidentes e executivos das Associações Comerciais do Estado”, comentou Jaime Verruck.
De acordo com o secretário, a iniciativa da Faems em promover o evento foi fundamental para tratar de assuntos relacionados ao comércio e ao desenvolvimento econômico na região de fronteira e deixou uma mensagem de otimismo para os empresários interessados em investir no Estado. “O grande problema das políticas públicas são ‘os 4 anos de mandato’, pensadas para a duração do mandato. Mas a sociedade está começando a ter uma percepção de longo prazo e esta postura tende a mudar por parte do poder público”, disse.
Em sua participação, Jaime Verruck apresentou as projeções de desenvolvimento e as principais tendências da economia para os próximos anos, identificadas pelo Governo do Estado, por meio da Semagro. “O comércio é um elo fundamental com a indústria e a agricultura, pois sem ele não conseguimos atingir a sociedade, mas é necessário se reinventar para se adaptar a um novo perfil de consumidor e se reposicionar frente aos desafios da economia brasileira e sul-mato-grossense”, avalia.
Para o presidente da Federação, Alfredo Zamlutti Júnior, a participação do secretário no Encontro Executivo foi uma grande oportunidade de aprendizado. “O Jaime (Verruck) demonstra amplo conhecimento sobre gestão e economia, prova disso é sua atuação à frente de umas das principais secretarias do governo de MS, a Semagro”, pontua Zamlutti Júnior.
Também participaram do evento o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Paraná, Silvio Barros, vice-prefeita de Mundo Novo, Rosária Andrade, o presidente da Associação Comercial de Industrial de Mundo Novo, Julio Lucca, o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o recém nomeado superintendente regional do Banco do Brasil, Antonio Banhara, o presidente do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho), desembargador João de Deus, e o presidente da Famasul, Maurício Saito.