Campo Grande (MS) – Avicultores integrados à principal empresa do setor no Estado se reuniram com o superintendente regional do Banco do Brasil, Glaucio Fernandes, na tarde desta quinta-feira (19), na Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), para discutir um mecanismo que possibilite o financiamento de projetos de reforma e ampliação de aviários. A reunião foi convocada e mediada pelo secretário Jaime Verruck, que externou a preocupação do governo em garantir a manutenção e expansão da atividade no estado.
“A gente percebe claramente que, praticamente todos os produtores precisam ampliar e reformar seus aviários para se manter na atividade. Então essa foi a discussão e a demanda apresentada ao banco. Essa é uma questão importantíssima e o governo está atento e tomando as providências necessárias”, disse o secretário.
A principal linha de financiamento para a atividade era o Convir – um convênio de integração rural entre o Banco do Brasil e empresas integradoras ou cooperativas de produção agropecuária, que existiu até o ano passado, dentro do FCO – Fundo Constitucional do Centro Oeste. O superintendente do banco assegurou, entretanto, que a negociação pode ser feita com cada produtor individualmente, analisando caso a caso, e nos mesmos termos.
“A Semagro também vai acompanhar todos os pedidos dos produtores junto ao banco para buscar soluções e garantir o acesso ao crédito. As demandas são do produtor. Cada um precisa entrar com a solicitação, pois a análise será individual. Queremos manter esses produtores que já estão em atividade”, completou Verruck. Conforme disseram os produtores, outros bancos já apresentaram propostas de financiamento com condições atrativas, e citaram o exemplo do Santander. O superintendente do Banco do Brasil reafirmou a disposição de se manter como principal parceiro do agronegócio no Estado.
Apenas dessa empresa integradora, os produtores calculam que 60 aviários precisam ser ampliados e reformados. A empresa representa mais de metade da produção de aves no Estado; em 2017, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foram abatidos nos dois frigoríficos dessa integradora 83 milhões de cabeças de frango.
O superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta; o presidente da Associação de Avicultores do Estado, Adroaldo Hoffman, e produtores de Sidrolândia participaram da reunião.