Campo Grande (MS) – O Verão começou oficialmente às 13h28 desta quinta-feira (21) e se estende até às 13h15 do dia 20 de março de 2018. A estação mais esperada do ano é caracterizada pelas temperaturas elevadas e muita chuva. Pelo menos esse último quesito deve se repetir neste Verão, segundo previsão do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
A coordenadora técnica do CEMTEC/MS, Franciane Rodrigues, explica que a presença do fenômeno La Niña de intensidade fraca vai produzir um Verão com chuvas um pouco acima da média histórica e temperaturas mais baixas. Janeiro deve ser o mês mais chuvoso, a quantidade de chuva esperada é de 220 milímetros. Fevereiro deve registrar precipitação de 180 milímetros e março, de 140mm.
Quanto às temperaturas, a média de janeiro e fevereiro deve variar entre 22ºC a 31ºC, com ligeira queda em março: mínima de 21°C e máxima, 30°C.
Comparado à Primavera, o Verão decepciona no quesito calor. Em setembro a média da temperatura apurada no Estado foi de 19ºC a mínima e 34ºC a máxima. Em outubro a máxima chegou a 32ºC e em novembro, 31ºC. Setembro também foi muito chuvoso. A média registrada foi de 229 milímetros no Estado, pouco acima do que se espera que chova em janeiro. Já outubro (145mm) e novembro (100mm) apresentaram índices bem menores do que os previstos para fevereiro e março.
Fim de semana
O fim de semana que antecede o Natal promete ser de muita chuva em todo o Mato Grosso do Sul. Áreas de instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão favorecerão a formação de nuvens carregadas que devem provocar chuvas a qualquer hora do dia em todas as regiões do Estado. Não é descartada a possibilidade de trovoadas e ventos de moderada a forte intensidade. As temperaturas permanecerão elevadas no Estado durante o final de semana com variação entre 22 ºC a 35 ºC.
Foto: Defesa Civil/MS