Campo Grande (MS) – Cerca de 400 estudantes de todo o país participaram na quinta-feira (17), da abertura do 1º Congresso Acadêmico da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Por meio de palestras e minicursos, o congresso quer levar discussões sobre o agronegócio aos estudantes. O evento e abertura contou com a presença do presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortoloto e do secretário Jaime Verruck, além dos palestrantes José Luiz Tejon e Camilla Telles.
Jaime, ao dar boas-vindas aos participantes, falou sobre a importância de aproveitar as oportunidades que aparecem no início da carreira e aprender com elas. “Não percam as oportunidades de aprender, de entender o agronegócio e a importância que ele tem para Mato Grosso do Sul”, disse o secretário ao lembrar sobre o peso que o setor tem na economia estadual.
Bortolotto agradeceu a parceria da Semagro na realização do evento e citou que este é o primeiro dos eventos sobre o tema. “O agronegócio é parte da sociedade, da comunidade que dele sobrevive. Precisa de todas as ciências, de todas as áreas de conhecimento para continuar desenvolvendo. O agro está no dia a dia e o Brasil descobriu a sua vocação”.
A Semagro apoiou a realização do Congresso Acadêmico por meio do Funles (Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados). Camila Telles, que é proprietária e uma agência de comunicação rural, falou sobre a comunicação e o agronegócio, voltada para as experiências diárias.
O especialista em agronegócio e comunicação, José Luiz Tejon destacou que é preciso eficácia no uso do conhecimento científico já disponibilizado. “Precisa de produtividade com custo otimizado e sustentabilidade. E mostrar isso, dar visibilidade do que faz; se comunicar. E nunca esquecer do associativismo, do cooperativismo. Produtor rural sozinho não consegue ter um plano de marketing, para isso precisa de associações que o representem e o organizem”.