Campo Grande (MS) – Governo do Estado e Banco do Brasil renovaram nesta quarta-feira (1º) convênio para elaboração de projetos do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O objetivo é estimular a agricultura familiar e facilitar o acesso ao crédito aos pequenos produtores de Mato Grosso do Sul.
O convênio foi assinado pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, pelo diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, o gerente de Negócios do Banco do Brasil, André Risseto, e o assessor da Superintendência do BB, Haroldo Cortez.
“A Agraer está presente em todos os municípios e isso facilita o acesso do produtor ao produtor. Além disso, tem um nível de conhecimento desse produtor e da propriedade que é fundamental para o Banco do Brasil, favorecendo que esses pequenos produtores obtenham o crédito do Pronaf”, afirmou o secretário Jaime Verruck.
Atualmente cerca de 80% dos projetos do Pronaf em Mato Grosso do Sul são elaborados por técnicos da Agraer que atuam pelos 79 municípios. Só em termos de recursos angariados pela agricultura familiar nos últimos 20 anos de Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, os pequenos produtores já movimentaram um montante de R$ 1.841.916.619,00.
Seja linhas de crédito para custeio ou para financiamento todo o dinheiro do Pronaf é oferecido com juros bem abaixo da taxa Selic – que é considerada como a taxa básica de juros da economia brasileira.
Também esteve presente na reunião a diretora-executiva da Agraer, Gisele Farias, e a servidora Isabel Rondon e o servidor do Banco do Brasil, Nelson Lopes Filho.