Campo Grande (MS) – Nesta terça-feira (24), o secretário de Meio Ambiente Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck esteve em Assunção, na 9ª edição da Expo Paraguay Brasil, para a conferência “Políticas Estatales de Internacionalización”, junto com o presidente da Fiems, Sérgio Longen.
Em Assunção, o secretário Jaime Verruck representa oficialmente o governo do Estado e participa de reuniões com empresários e autoridades do governo paraguaio, tratando de assuntos ligados à logística e desembaraço aduaneiro que facilitem o trânsito de mercadorias entre as duas regiões.
Na palestra “Desenvolvimento Integrado Brasil Paraguai – Cooperar para Desenvolver”, Jaime Verruck mostrou aos empresários e autoridades presentes os números da economia de Mato Grosso do Sul que credenciam o Estado como um dos melhores locais para investimentos e realização de negócios no Brasil.
Estado brasileiro com a maior faixa de fronteira seca com o Paraguqi, Mato Grosso do Sul tem um crescimento do PIB acima da média nacional, hoje em 5,4% ao ano. Conta também com políticas de fomento à diversificação da matriz econômica, ampliando as cadeias produtivas já consolidadas, como as da agropecuária (carne bovina, suína e de aves, soja e milho), do setor sucroenergético (com usinas de álcool e açúcar e de produção de energia a partir de biomassa), do setor de florestas (com 1 milhão de hectares de eucalipto plantados e exportação anual de 3,5 milhões de toneladas de celulose para 43 países); piscicultura (com o maior frigorífico de tilápias do mundo, além de projetos voltados à produção de energia limpa, com incentivo à usinas de energia solar fotovoltaica.
No turismo, o Paraguai é hoje o 2º maior país emissor de turistas para o Brasil e o 1º para o Mato Grosso do Sul. O Estado conta com 10 regiões turísticas que contemplam desde as riquezas do pantanal, o ecoturismo, turismo histórico e cultural, de eventos e negócios, as riquezas dos rios e a diversidade da fauna e da flora através do turismo em espaços naturais e birdwatching. E as oportunidades no setor aumentam com a previsão de voo direto entre Assunção e Campo Grande, que será operado pela Amaszonas del Paraguay S.A. Líneas Aéreas.
De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro, que representa o Governo de Mato Grosso do Sul no evento, “queremos fomentar investimentos internacionais visando o desenvolvimento econômico e social sustentável entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul. Vamos fazer um cruzamento de necessidades comerciais em busca de sinergias”.
Verruck lembra que “já tivemos avanços importantes últimos dois anos principalmente na questão logística, tanto no transporte rodoviário quanto na hidrovia do rio Paraguai. Tudo isso graças ao bom relacionamento com os representantes do governo paraguaio, como o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite”.
Expo Paraguay Brasil
A 9ª edição da Expo Paraguay Brasil começou na segunda-feira (23) e termina na quarta-feira (25). Missão técnica formada 40 empresários, além de autoridades do governo e das representações da indústria, comércio, serviços de Mato Grosso do Sul participa da Expo com o objetivo de fomentar o intercâmbio comercial e turístico entre os dois países. A proposta é dar oportunidade para que os empresários brasileiros conheçam o ambiente de negócios do Paraguai e vice-versa.
A missão foi organizada graças à parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae-MS).