Campo Grande (MS) – Presente em outros sete municípios do Estado, a Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense Copasul formada em Naviraí, há 39 anos, inaugurou na terça-feira (4) de julho, mais uma unidade em Mato Grosso do Sul, desta vez no Distrito de Amandina, município de Ivinhema.
Com a estrutura mais moderna já montada no Estado a Unidade Armazenadora de Grãos de da Copasul em Amandina vai beneficiar produtores de toda a região, auxiliando no escoamento da produção elevando sua capacidade de armazenamento estático para aproximadamente 8 milhões de sacas.
O Presidente, Gervásio Kamitani, o vice-Presidente, Nelson Antonini e os conselheiros Everaldo Jorge dos Reis e Aguinaldo Miguel de Souza Junior receberam para o ato os prefeitos de Ivinhema, Tuta, de Nova Andradina, José Gilberto Garcia e de Novo Horizonte do Sul, Marcílio Benedito, o Deputado Renato Câmara e mais de 200 pessoas, entre cooperados, diretores da Cooperativa, parceiros comerciais da Copasul, colaboradores e o coordenador de Agricultura da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Altamiro Nogueira Barbosa, que representou o Governador Reinaldo Azambuja.
A Unidade com capacidade para recebimento de aproximadamente 30 mil toneladas de grãos agrega conceitos inovadores em áreas como segregação de grãos, eficiência na secagem, expedição e na segurança do colaborador. Em 2015 o grupo inaugurou uma unidade em Nova Andradina, expandindo o atendimento e serviços da Copasul para a região, como assistência técnica, fornecimento de insumos e irrigação. Para 2019 está prevista a construção de uma Unidade no município de Anaurilândia. “Com essa Unidade esperamos contribuir com o crescimento da região, pois sabemos do potencial dos produtores daqui. Um município forte precisa estar num tripé, não ficar somente em uma atividade, com a nossa vinda vamos incentivar ainda mais a produção de grãos, aliada a cana e pecuária que já estão presentes na região”, enalteceu o Presidente da Copasul, Gervásio Kamitani.
“Estamos muito felizes em ver esse sonho do município de Ivinhema, e, principalmente do Distrito de Amandina realizado. Meu agradecimento muito grande para a Copasul por ter acreditado em Amandina. Isso traz benefícios para a região, movimenta a economia e incentiva a agricultura. Nós já temos cerca de 20 mil hectares de soja plantados e tenho certeza que a área só tende a expandir com esse incentivo”, disse o Prefeito de Ivinhema, Tuta.
A mensagem do Governador Reinaldo Azambuja levada pelo Coordenador de Agricultura da Semagro, Altamiro Nogueira Barbosa, foi no sentido de parabenizar a Copasul pelos investimentos, e as lideranças envolvidas no processo de instalação do empreendimento.
Altamiro lembrou as importantes entregas que estão sendo realizadas pelo Governo em todo Estado, o empenho do Governador Reinaldo em atender as demandas da área de infraestrutura nos municípios daquela região e a importância das parcerias com os Prefeitos.
O Coordenador ainda destacou o trabalho que está sendo realizado pela Secretaria para reformulação do Programa Estadual de recuperação de pastagens, o ‘Terra Boa’, os avanços conquistados a partir da fusão das secretarias que proporcionou a reativação das Câmaras Setoriais, que tornam o trabalho mais profícuo com a união dos esforços do setor privado com o público.
Sobre o investimento realizado pela Copasul em Amandina, Altamiro, que tem em seu currículo mais de uma década de trabalho com a família do Presidente da Cooperativa, Gervásio, lembrou as lutas para alavancar o crescimento da cooperativa no Estado, e da importante contribuição que o grupo dá desde então a economia de Mato Grosso do Sul.
Considerando o déficit de armazenagem do Estado, secretário Jaime Verruck disse considerar fundamental a expansão do cooperativismo. “Quando a Copasul toma a iniciativa de inaugurar uma Unidade que pode minimizar essa demanda ela contribui efetivamente para o desenvolvimento do Estado” comentou.
O Secretário lembrou ainda que as cooperativas estão no foco para o desenvolvimento econômico do Estado, que o Governo tem monitorado os investimentos no setor através de um programa que trabalha o fortalecimento das cooperativas em todo Estado. “A inauguração dessa Unidade comprova isso e nos mostra o caminho para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul’.
Representantes Sindicais também prestigiaram o evento, como Presidente do Sindicato Rural de Nova Andradina, Hemerson Israel dos Santos. “Somos pecuaristas há 40 anos e há cerca de seis anos estamos na atividade agrícola, e nos tornamos produtores graças às Cooperativas e ao Sistema Cooperativista como um todo, do qual a Copasul faz parte. A agricultura precisa da ação das cooperativas, que acreditam e fortalecem o homem do campo, e essa Unidade é mais uma ação importante para o produtor”, comentou.Os produtores de municípios como Ivinhema, Anaurilândia e Nova Andradina estiveram em grande número, a exemplo de Antonio Batista, um dos pioneiros no plantio de soja na região. “Nasci na agricultura e para o produtor é muito importante esse investimento. Vem somar muito no nosso dia a dia”, disse.
- Inauguração de Unidade da Copasul em Amandina
- Inauguração de Unidade da Copasul em Amandina
- Inauguração de Unidade da Copasul em Amandina
- Inauguração de Unidade da Copasul em Amandina
- Inauguração de Unidade da Copasul em Amandina
- Inauguração de Unidade da Copasul em Amandina
Kelly Ventorim, com informações da Copasul