Campo Grande (MS) – A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) é agora a interlocutora do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul junto à Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosul). O Zicosul reúne seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru) e traça estratégias de fortalecimento econômico e ambiental dos estados e províncias que integram o grupo. A decisão foi anunciada durante o Seminário Corredor Bioceânico Rodoviário, realizado nos dias 28 e 29 de julho em Campo Grande.
Na manhã do dia 28 de julho, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, participou de reunião com o governador Reinaldo Azambuja e o presidente do Zicosul e prefeito de Antofagasta no Chile, Valentin Volta, na qual foi anunciada a Semade como interlocutora do Estado junto ao bloco. Participaram da reunião o secretário de Assuntos Internacionais de Antofagasta e Secretário Executivo da Zicosul, Herman Cortés e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. Durante a reunião também foram apresentadas propostas de cooperação entre a Zicosul e o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul).
Na sexta-feira, 29 de julho, o coordenador de Negócios Internacionais da Semade, Luciano Barbosa Rodrigues participou de reunião extraordinária do bloco e foi apresentado pela secretária do Codesul em Mato Grosso do Sul, Magda Corrêa, o presidente do Zicosul, Valentin Volta e demais integrantes do grupo. No encontro, foi repassada a informação sobre o papel que a Semade irá desempenhar de agora em diante junto ao bloco.

O coordenador de Negócios Internacionais da Semade, Luciano Barbosa Rodrigues (centro), na reunião com os integrantes do Zicosul.