Campo Grande (MS) – Durante a última semana, entre os dias 9 e 13 de maio, a Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS), órgão do governo do Estado vinculado à Semade e delegado do INMETRO, conduziu uma força-tarefa para fiscalizar itens tais como escada metálica doméstica, churrasqueira elétrica para uso externo, lavadora elétrica de alta pressão, roçadeira/aparador elétrico de grama e pistola elétrica de cola quente. A ação, nomeada Operação Especial Casa e Jardim, teve resultado positivo: todas as empresas visitadas comercializam produtos que atendem às exigências estabelecidas na legislação.
O objetivo da operação foi o de verificar se os produtos atendiam aos requisitos mínimos de segurança a fim de evitar acidentes domésticos. Os agentes fiscalizadores da AEM-MS percorreram o comércio varejista e atacadista da Capital e, além de ter realizado a fiscalização dos itens que devem apresentar o Selo do INMETRO, orientaram os lojistas para que conheçam as especificidades dos produtos comercializados e que também ofereçam informações corretas aos seus consumidores – disposto na Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006.

Itens verificados durante a Operação Especial Casa e Jardim. Imagem: divulgação
Para o diretor-presidente da AEM-MS, Nilton Rodrigues, esse resultado satisfatório oferece mais segurança ao consumidor por intermédio do trabalho do órgão que, da mesma forma, se preocupa em instruir os lojistas. “Os itens verificados foram encontrados regularmente. É importante ressaltar que a Operação Especial Casa e Jardim realizou uma fiscalização orientadora – objetivo da Agência Estadual de Metrologia”, explicou.
Informações úteis – A AEM-MS também orienta para que o consumidor esteja atento na hora da compra: observar se o produto possui o Selo do INMETRO. Denúncias e esclarecimentos podem ser registrados através da Ouvidoria da AEM/MS – telefone 0800 675220; e-mail ouvidoria@aem.ms.gov.br; telefone 3317-5770; e-mail qualidade@aem.ms.gov.br