Campo Grande (MS) – O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, participou no sábado (13) da posse da nova diretoria da Associação dos Produtores de Milho e Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) para o Biênio 2016/2017. O evento foi realizado no Espaço Yotedy e reuniu lideranças políticas e rurais, autoridades, associados e membros dos sindicatos rurais sul-mato-grossenses. Para Verruck, a parceria entre governo do Estado e as entidades representativas do setor produtivo é fundamental para arregimentar o desenvolvimento de diversas frentes econômicas e sustentáveis do Estado.
“A Aprosoja desempenha um papel fundamental em Mato Grosso do Sul, pois representa os produtores responsáveis pelas duas maiores safras do Estado – a de soja e a de milho. Nosso foco, na Semade, é agregar mais valor a esses dois produtos, por isso estamos buscando parceiros e empreendimentos que invistam na agroindustrialização. Estamos trabalhando para que o Estado também avance na questão da logística e fortaleça a produção agrícola, dando maior competitividade aos nossos produtos. Nesse sentido, a parceria entre a Semade e a Aprosoja é de extrema importância”, afirmou Jaime Verruck.
Christiano Bortolotto, foi empossado no cargo de presidente da Aprosoja/MS e firmou, durante o seu discurso, o compromisso de representar os produtores rurais, além de dar prosseguimento à pesquisa, ao crescimento e à melhoria do setor à frente da Aprosoja/MS. “É um grande desafio assumir a responsabilidade de fazer com que a nossa agricultura seja cada vez melhor, mas eu acredito que vamos dar conta. Eu tenho certeza que os nossos trabalhos serão transformados em ações realizadoras para o desenvolvimento do nosso estado”, declarou. Bortolotto presidia interinamente o cargo desde agosto de 2015, no lugar de Mauricio Saito, que atualmente é o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.
Produção de grãos, logística e sustentabilidade
De acordo com Jaime Verruck, um dos compromissos do governador Reinaldo Azambuja é o de melhorar as condições de escoamento da produção de grãos no Estado, promovendo o uso e estruturação de novos terminais intermodais de cargas. “A Semade trabalha em conjunto com outros órgãos de governo e o setor privado para encontrar as melhores soluções e alternativas para estruturação logística do Estado. Uma das ações já em curso é a busca de parceiros para viabilizar o retorno da ferrovia, que será fundamental para as operações de exportação de soja e milho em que Mato Grosso do Sul vem se destacando”, disse o secretário.
Verruck destacou também o aproveitamento do potencial hidroviário do Estado para aumentar a competitividade do setor agrícola. “Recentemente nós fizemos a liberação do porto de Porto Murtinho, um dos canais de escoamento dessa produção de soja e milho. Houve a retomada da Hidrovia Tietê-Paraná que também contribui para que possamos melhorar a competitividade dos nossos produtos que saem do Estado”, reforçou.
Além do titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), a cerimônia de posse do novo presidente da Aprosoja/MS também contou com a presença do secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, do deputado Junior Mochi e outras autoridades.