Campo Grande (MS) – O governo do Estado apresentou na terça-feira (26) o conteúdo das prioridades do plano de Governo para as micro e pequenas empresas com o objetivo de expor aos gestores de projetos e empresários números e análises atualizadas do cenário econômico de Mato Grosso do Sul.
O evento “Plano Plurianual 2016-2019 do Sebrae MS” apresentou o planejamento definido para o setor empresarial e todos os detalhes dos projetos para atender às necessidades de desenvolvimento das micro e pequenas empresas do Estado, atendendo também a estratégia do sistema Sebrae.
Com o tema da palestra “Cenários Econômicos do MS”, o secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Ricardo Senna, destacou a situação econômica atual de Mato Grosso do Sul e as perspectivas para o crescimento do setor produtivo.
“As diretrizes do Governo estão focadas nas necessidades das pessoas, na gestão pública transparente, no diálogo franco com a sociedade e com os segmentos, ações planejadas de forma estratégica, redução das desigualdades regionais, apoio ao setor produtivo. Atualmente, percebemos a concentração espacial e financeira do desenvolvimento. Nosso desafio é expandir o desenvolvimento e criar mecanismos para desconcentrar e ampliar os investimentos, eliminando assim as desigualdades regionais. A Semade está pautada no incentivo à produtividade e competitividade, buscando promover um ambiente favorável para o crescimento dos pequenos negócios” destacou Senna durante a palestra.
Destaque também para a palestra do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, cujo tema foi “Prioridades do Plano de Governo para as Micro e Pequenas Empresas do MS”. O secretário de Governo apresentou as ações integradas da gestão para resultados de MS e o status de implementação. “O governo do Estado tem o compromisso com o novo modelo de gestão, orientado na persistência política e institucional para sustentar as prioridades e os recursos investidos e alocar os recursos de forma eficiente em determinado setor. O nosso grande desafio é planejar o orçamento e monitorar o desempenho da gestão” afirmou o secretário Eduardo Riedel. “O Sebrae, a Fiems, a Fecomércio, a Famasul – todas as instituições setoriais – são importantes parceiras do Governo do Estado para o desenvolvimento das ações” finalizou o Secretário.
O Sebrae em Mato Grosso do Sul com o objetivo de facilitar e agilizar o acesso a informações, disponibiliza para empresários e empreendedores, estudos e pesquisas relevantes para a estratégia e tomada de decisão.
São análises detalhadas de dados e parcerias com outras entidades e especialistas que proporcionam resultados cada vez mais apurados. A geração de conhecimento auxilia na gestão e elaboração de projetos, reafirmando o compromisso da instituição com o estímulo à competitividade e ao desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios do estado.