Encontro em MS reúne técnicos de três países para aprimorar atuação nas unidades de conservação

  • Publicado em 09 maio 2017 • por •

  • Campo Grande (MS) – Acontece durante toda essa semana, no Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema, em Jateí, o 2º Encontro Trinacional de Áreas Protegidas do Grande Pantanal, reunindo 28 guardas-parques e técnicos da área de conservação ambiental de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, da Bolívia e do Paraguai em uma semana de discussões que objetivam trocar experiências e aprimorar o trabalho de conservação das áreas de proteção ambiental. O encontro terá palestras e atividades práticas com instrutores do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e das Organizações Não Governamentais ICMBio e WWF.

    “Apesar de o encontro acontecer no Parque do Ivinhema, o foco é o Pantanal, que está presente tanto em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, como na Bolívia e no Paraguai. Escolhemos esse parque pelo ambiente parecido”, explica o gerente de Unidades de Conservação do Imasul, Leonardo Tostes Palma. O primeiro encontro aconteceu na Bolívia, no ano passado, com a participação de um técnico de Mato Grosso do Sul, quando surgiu a proposta de ampliar a participação de técnicos dos demais países que compartilham o Pantanal.

    Participantes do 2º Encontro Trinacional de Áreas Protegidas do Grande Pantanal

    Confira a programação completa do encontro:

    Segunda-feira (8)
    18h – Alinhamento: expectativas e agenda – Instrutor: Julia Boock WWF-BRASIL

    Terça-feira (9)
     8h-11h – Reconhecimento do parque (passeio de barco) –  Instrutor: Reginaldo Oliveira Guarda Parque do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema
    11h-13h – Almoço
    13h-17h – Atuação do Guarda Parque em UCs (história, contexto internacional, contexto nacional, atribuições). Instrutor: Osvaldo Barassi Gajardo (sócio-fundador e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Guarda-parques (ABG); Programa Amazônia/Amazon Program WWF-Brasil).
    19h – Jantar

    Quarta-feira (10)
    8h-11h – Uso Público: atualidades e tendências Instrutor: Osvaldo Barassi Gajardo
    11h-13h –  Almoço
    13h-17h – Rodada de experiências e mecanismos de troca de informações entre o grupo Instrutor: Julia Boock
    19h – Jantar

    Quinta-Feira (11)
    8h-12h – Atividade prática Instrutor: Reginaldo Oliveira
    12h-13h30 – Almoço
    13h30-14h – Gestão territorial (Corredores de MS; Mosaico e Reserva da Biosfera Instrutor: Julia Boock
    14h-17h – Trabalhando em rede: a experiência do Corredores de biodiversidade do Rio Paraná Instrutor: Leticia e Pablo Apa das ilhas e várzeas do rio Paraná – MS/PR/SP
    19h Jantar

    Sexta-Feira (12)
    8h-16h – Deslocamento para Campo Grande

    Categorias :

    COOPERAÇÃO

    Veja Também