Prefeitos empreendedores do Estado são premiados pela inovação da gestão pública

  • Publicado em 05 maio 2026 • por Rosana Siqueira •

  • As iniciativas inovadoras voltadas para o desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso do Sul foram reconhecidas hoje (5), durante a cerimônia de premiação da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) 2026, realizada na sede do Sebrae em Campo Grande. O evento reconhece iniciativas inovadoras das gestões municipais voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios, ao estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.

    A abertura do evento foi conduzida pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Artur Falcette, na condição de conselheiro do Sebrae/MS.
    Durante a cerimônia, Falcette destacou a importância do prêmio como instrumento de valorização das boas práticas e de estímulo ao desenvolvimento dos municípios. Também participaram da solenidade os secretários executivos de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta e de Ciência e Tecnologia, Ricardo Senna.
    “Acredito ser fundamental realçar a relevância deste prêmio, que visa reconhecer as práticas inovadoras implementadas em nossos municípios. É importante destacar, ainda, o histórico positivo de Mato Grosso do Sul no cenário nacional, com municípios sul-mato-grossenses conquistando premiações em diversas categorias nos últimos anos. Este momento é particularmente significativo, pois, além de celebrar a inovação, serve como um catalisador para o progresso, incentivando outros municípios do estado a adotarem práticas bem-sucedidas”, salientou o secretário.

    Segundo o titular da Semadesc, estas iniciativas funcionam como referências. “Estas iniciativas demonstram como o alinhamento institucional no Mato Grosso do Sul – envolvendo governo, sistema S, universidades e entidades presentes no Conselho do Sebrae – potencializa o impacto das ações, promovendo um ambiente mais competitivo em nossos municípios. O objetivo primordial é o desenvolvimento, especialmente dos pequenos e médios negócios, que representam a principal missão do Sebrae”, pontuou.

    Reconhecimento

    A edição 2026 do PSPE contou com a participação de 26 municípios sul-mato-grossenses, que inscreveram 33 projetos. Desses, 31 avançaram para a fase de visitas técnicas e sete foram premiados em categorias que abrangem áreas estratégicas como compras governamentais, empreendedorismo rural, gestão inovadora, inclusão socioprodutiva, sustentabilidade, turismo e apoio ao empreendedor.

    A premiação evidencia o protagonismo dos municípios na construção de soluções inovadoras e reforça o papel do Sebrae/MS como parceiro estratégico das prefeituras, contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento dos territórios.

    Em sua fala, Artur também ressaltou o protagonismo dos municípios sul-mato-grossenses e o histórico de conquistas no prêmio. “Essa é uma data muito importante para vocês. Nós temos uma satisfação muito grande, quando chega esse dia, de olhar para todos os projetos, todas as propostas que estão participando desse prêmio. Vale ressaltar que nós temos, nos últimos anos, tido sempre um município como vencedor em alguma das categorias nacionais. Isso mostra que o nosso estado tem a capacidade de envolver os municípios, de procurar todos os projetos e de se tornar referência em diferentes áreas. No passado, a gente teve a felicidade de ter consagrado um município como vencedor nacional em uma categoria, com um projeto que incorpora os desafios da rota bioceânica. Então, para nós é um motivo de orgulho”, salientou.

    No palco do evento, todas as gestões municipais receberam o certificado de participação. O reconhecimento à equipe de avaliadores foi entregue ao representante da Fecomércio, Reginaldo Henrique Soares de Lima. Os premiados receberam o troféu Prefeitura Empreendedora e o passaporte para avançar à etapa regional, que antecede a premiação nacional, que será realizada em Brasília (DF).

    Confira os vencedores:

    Empresa Parceira – Costa Rica (Compras Governamentais): ampliou a participação de empresas locais em licitações por meio de capacitação e desburocratização, fortalecendo a economia municipal.

    Casa do Mel – Itaquiraí (Empreendedorismo Rural): estruturou a cadeia da apicultura, agregando valor ao produto e gerando renda sustentável para produtores rurais.

    Embarque Digital – Rio Brilhante (Gestão Inovadora): integrou educação e tecnologia para formar jovens empreendedores e preparar mão de obra para a economia digital.

    Projeto Casulo – Rio Verde de Mato Grosso (Inclusão Socioprodutiva): promoveu qualificação profissional e autonomia econômica para famílias em situação de vulnerabilidade.

    Empreender para Transformar – Chapadão do Sul (Sala do Empreendedor): modernizou e integrou serviços ao empreendedor, reduzindo a informalidade e facilitando o acesso ao crédito e à formalização.

    Maracaju Mais Sustentável – Maracaju (Sustentabilidade e Meio Ambiente): implantou gestão de resíduos com foco em economia circular e inclusão produtiva de catadores.

    Bataguassu Viva – Bataguassu (Turismo & Identidade Territorial): fortaleceu o turismo local com governança participativa, capacitação e valorização da identidade territorial.

     

    Rosana Siqueira, da Semadesc

    Fotos – Ana Christina

    Categorias :

    EMPREENDEDORISMO, Geral

    Veja Também