Publicado em 02 fev 2026 • por Rosana Siqueira •
Desenvolver os pequenos negócios em Mato Grosso do Sul, apoiar o empreendedorismo e oferecer ferramentas para o crescimento dos municípios. Esses são alguns dos objetivos do MS Empreende Mais, que teve sua terceira edição lançada nesta terça-feira (02) pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc e pelo Sebrae-MS. A solenidade de abertura ocorreu na sede do Sebrae-MS, em Campo Grande, com a participação de autoridades e instituições parceiras.
O ambiente favorável aos negócios em Mato Grosso do Sul contribui para o ciclo de crescimento do empreendedorismo local. Atualmente, os pequenos negócios representam 89% dos empreendimentos do Estado. Durante o evento, que contou com a presença do governador Eduardo Riedel, foram apresentados os resultados alcançados em 2025 e as ações desenvolvidas de forma conjunta para fortalecer os municípios. Também participaram o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck; o secretário-adjunto Artur Falcette; e os secretários-executivos de Qualificação e Trabalho, Esaú Aguiar, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna.
Entre as ações destacadas está o programa Cidade Empreendedora, um dos principais instrumentos desse ciclo de desenvolvimento. O Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM) é a principal ferramenta da iniciativa, responsável por estruturar prioridades locais e orientar um conjunto contínuo de ações voltadas à capacitação, qualificação profissional e educação empreendedora.
Durante sua participação no evento, o secretário Jaime Verruck ressaltou que o convênio entre o Governo do Estado e o Sebrae-MS viabiliza a execução do programa Cidade Empreendedora, que iniciou um novo ciclo em julho de 2025. Atualmente, a iniciativa está presente em 36 municípios, em parceria com as prefeituras.
O programa amplia o foco no empreendedorismo ao integrar ações que aumentam a eficiência das administrações municipais. A atuação ocorre por meio de três frentes estruturantes — Excelência, Avança e Transforma — que organizam as soluções de acordo com o nível de maturidade de cada cidade, respeitando suas vocações e desafios locais. “O objetivo é muito claro: promover o desenvolvimento dos pequenos negócios em Mato Grosso do Sul e apoiar os municípios. Já são mais de 36 cidades com o Plano de Desenvolvimento Municipal constituído e com ações em andamento. Além disso, temos um trabalho intenso na implementação da Lei da Liberdade Econômica e na integração com a Junta Comercial, com a criação do balcão único”, destacou Verruck.
O secretário também enfatizou a importância dos PDMs para a melhoria do ambiente de negócios nos municípios. “Consideramos esse instrumento fundamental para avançar no desenvolvimento municipal. Vale lembrar que o Estado conta com sete ou oito municípios enquadrados na categoria Cidade Empreendedora Transforma, que recebem atenção especial por apresentarem menor IDH, com apoio direto do Governo nesse processo”, frisou.
A capacitação da mão de obra também é uma das prioridades do MS Empreende Mais. “Temos enfatizado, dentro do programa, a importância da capacitação no plano de desenvolvimento das pequenas empresas. Nossa meta é que os municípios e seus territórios, junto com os pequenos negócios, participem desse processo de crescimento que Mato Grosso do Sul vive hoje, marcado pela desregulamentação, desburocratização e investimentos. As microempresas recebem assessoria direta e acompanhamento contínuo, o que fortalece as cadeias produtivas, impulsiona os municípios e gera emprego e renda. É isso que representa o Empreende Mais: uma parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado para desenvolver Mato Grosso do Sul”, concluiu.
Rosana Siqueira, da Semadesc
Fotos – Mairinco de Pauda


