Programa Decola Empresas é lançado dia 29 com palestra aberta ao público na Capital

  • Publicado em 26 jan 2026 • por Rosana Siqueira •

  • O Senac Mato Grosso do Sul em parceria com a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, tecnologia e Inovação), lança oficialmente, no dia 29 de janeiro, o Decola Empresas, com uma palestra gratuita e aberta ao público, que terá como foco inovação, competitividade e experiência do cliente. Diferentemente do programa de mentoria, que já teve edital encerrado e contempla 120 empresas selecionadas, o evento é uma oportunidade ampla para empresários, gestores e profissionais conhecerem, na prática, os benefícios de um negócio estruturado, inovador e orientado ao mercado.

    O Decola Empresas é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Semadesc, em parceria com o Sistema Comércio, via Senac. O programa de mentoria, cujo edital foi lançado em 2025 e já está fechado, selecionou 120 empresas dos setores de varejo, saúde e turismo.

    A palestra “Buscando vantagem competitiva nos negócios”, que marca o lançamento do programa, será ministrada por Allan Costa, referência nacional em inovação e estratégia empresarial. Durante o encontro, o especialista vai apresentar técnicas, conceitos e caminhos para que empresas ganhem eficiência, preparem suas equipes e entreguem melhores serviços aos clientes.

    Allan Costa será o palestrante de abertura do evento

    Segundo a diretora de inovação, planejamento e tecnologia do Senac MS, Ana Carina Pini de Mello, a palestra cumpre um papel estratégico ao mostrar, de forma acessível, por que a mentoria empresarial gera impactos que vão além do faturamento.

    “Qual é o benefício de uma empresa ter uma mentoria? Primeiro, o negócio ganha competitividade e inovação. Os colaboradores são capacitados, os processos melhoram e o cliente percebe isso no serviço. No fim, quem ganha não é só o empresário, mas o consumidor e a sociedade, com empresas mais preparadas e um mercado mais qualificado”, afirma.

    Ana Carina destaca que a inovação precisa ser entendida como um processo contínuo e conectado à experiência do cliente.

    “Os clientes estão mais conectados e exigentes. Inovar é entender essa jornada, revisar processos, melhorar produtos e serviços. Quando isso é feito de forma orientada, com acompanhamento técnico, o resultado aparece para todos os envolvidos”, pontua.

    Ao longo de oito meses, essas empresas passarão por um processo estruturado de acompanhamento. Na primeira fase, cada negócio identifica suas principais dores — que podem envolver melhoria de processos, inovação em produtos, transformação digital ou gestão. Na segunda etapa, recebem 50 horas de mentoria especializada para colocar os projetos em prática, com acompanhamento direto de Allan Costa e equipes técnicas.

    “A pequena e a microempresa precisam estar preparadas para aproveitar o momento que o Estado vive, com chegada de indústrias, novos investimentos e a Rota Bioceânica. Quem se antecipa, se organiza e inova sai na frente”, reforça Ana Carina.

    Embora o programa de mentoria já esteja com vagas preenchidas, a palestra do dia 29 surge como uma oportunidade estratégica para empresários entenderem como a inovação aplicada aos negócios melhora resultados, fortalece equipes, qualifica o atendimento e contribui para o desenvolvimento econômico e social.

    Serviço

    Evento: Lançamento do Decola Empresas – palestra “Buscando vantagem competitiva nos negócios”

    Data: 29 de janeiro

    Horário: 19h

    Local: Centro de Convenções Dr. José Roberto Tadros – Campo Grande

    Inscrições: ms.senac.br

     

    Comunicação Semadesc com informações do Senac MS

    Categorias :

    Ação Estratégica, CIÊNCIA TECNOLOGIA & INOVAÇÃO, Geral

    Veja Também