Rio Brilhante é o primeiro município de MS a implantar viabilidade automática para abertura de empresas

  • Publicado em 14 jan 2026 • por Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semadesc •

  • Rio Brilhante é o primeiro município de Mato Grosso do Sul a implantar a viabilidade automática por meio de mapa virtual para abertura de empresas. A iniciativa foi anunciada pela Jucems, órgão vinculado à Semadesc, e permite a consulta instantânea de viabilidade locacional para novos empreendimentos no município. Com a nova funcionalidade, a verificação do endereço é realizada por georreferenciamento. O sistema analisa a localização informada e libera a viabilidade de forma automática, eliminando etapas manuais e reduzindo o tempo de resposta no processo de abertura de empresas.

    Segundo o presidente da Jucems, Nivaldo da Rocha, a ferramenta amplia a capacidade dos municípios de atender o setor produtivo com mais eficiência. “A viabilidade automática visa simplificar e agilizar para os municípios a localização de um novo estabelecimento, de um novo empreendimento. Com simplificação e agilidade, o município tem a possibilidade de criar novas regras, de simplificar o mais rápido possível, de forma a atender esse empresário também de forma mais rápida. A Jucems vem, através da Rede Sim Conectada, lançando e disponibilizando essa a todos os municípios do Estado. Rio Brilhante foi o pioneiro e já está em funcionamento”, afirmou.

    O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, destaca que a modernização da Junta Comercial é resultado de um trabalho contínuo do Governo do Estado. “O Governo do Estado vem aprimorando e modernizando o trabalho da Junta Comercial há mais de uma década para criar um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo. Fechamos 2025 com mais de 13 mil novas empresas abertas em Mato Grosso do Sul, por meio de um processo cada vez mais simples e rápido. Agora, iniciamos 2026 com a viabilidade automática implementada de forma pioneira em Rio Brilhante”, ressaltou.

    Ainda de acordo com o secretário, em 2025 a Jucems avançou na digitalização dos serviços com a implantação de uma assistente virtual com Inteligência Artificial, voltada à redução de falhas documentais e à agilização da análise dos processos, além da emissão de certidões pelo WhatsApp, disponível 24 horas por dia. “Estes são exemplos concretos de como a inovação está a serviço do desenvolvimento econômico. Ao tornar os procedimentos mais rápidos, previsíveis e acessíveis, o Estado ganha competitividade e atrai novos investimentos”, finalizou.

    Marcelo Armôa, Semadesc

    Categorias :

    JUCEMS

    Veja Também