No aniversário de 90 anos de Dourados, Governo de MS fortalece ações do PAA Indígena no município

  • Publicado em 22 dez 2025 • por João Prestes •

  • Ao lado do governador Eduardo Riedel, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), participou na manhã deste sábado (20) de uma série de ações em comemoração aos 90 anos de Dourados. A agenda incluiu o início oficial das atividades do Hospital Regional de Dourados, a entrega das obras de pavimentação, recapeamento, ciclovia e drenagem de águas pluviais da Avenida Coronel Ponciano e, no início da tarde, o reforço das políticas de segurança alimentar, com a entrega de um caminhão baú para apoio ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município.

    O secretário Jaime Verruck destacou a importância do PAA como uma das principais políticas públicas voltadas à segurança alimentar e ao fortalecimento da agricultura familiar. Ele lembra que, entre 2022 e 2025, o Governo do Estado operacionalizou R$ 19,3 milhões no programa, alcançando 53 municípios e beneficiando diretamente mais de 1,2 mil produtores.

    “O PAA é uma política estruturante, que garante alimento de qualidade para quem precisa e gera renda para quem produz. Em Dourados, ele tem um papel ainda mais relevante por integrar inclusão produtiva, respeito à diversidade cultural e fortalecimento da produção local”, afirmou Verruck.

    O secretário ressaltou, ainda, o protagonismo do PAA Indígena no município que se consolidou como referência em alcance e diversidade produtiva. Somente em Dourados, o programa já beneficiou centenas de produtores indígenas, com investimentos expressivos e milhares de quilos de alimentos destinados a escolas, equipamentos públicos e ações de segurança alimentar.

    “A ampliação do PAA Indígena para o ciclo 2025/2026 reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a valorização dos povos originários e a garantia do direito humano à alimentação adequada”, concluiu o secretário.

    Na ocasião foi entregue à Prefeitura de Dourados um caminhão baú VW Delivery 9.180 refrigerado, adquirido por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com investimento total de R$ 541 mil.

    O veículo se destina ao atendimento de comunidades indígenas, fortalecendo a logística de coleta, transporte e distribuição de alimentos produzidos pela agricultura familiar indígena, garantindo qualidade sanitária, redução de perdas e ampliação do acesso aos mercados institucionais. “A ação reafirma o compromisso do Governo do Estado com a segurança alimentar, a valorização da produção indígena e o desenvolvimento sustentável com inclusão social”, pontuou Verruck.

    Texto: Marcelo Armoa e João Prestes/Semadesc
    Fotos: Mairinco de Pauda/Semadesc

    Categorias :

    Agricultura Familiar, PAA, PAA INDÍGENA

    Veja Também