Parceria entre Semadesc e Anbiotec Brasil impulsiona biotecnologia e bioeconomia em MS

  • Publicado em 03 dez 2025 • por Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semadesc •

  • A assinatura do Protocolo de Intenções entre a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e a Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (Anbiotec Brasil) marcou, nesta terça-feira (2), no Sebrae/MS, um movimento estratégico para consolidar Mato Grosso do Sul como referência nacional em bioeconomia, biotecnologia e inovação aplicada ao agronegócio e ao meio ambiente. O acordo prevê cooperação institucional para fomentar projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, formação científica e criação de novas cadeias de valor, sem repasse financeiro entre as partes.

    Para o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, a cooperação reforça uma agenda estratégica construída pelo Governo do Estado. Ele lembrou que Mato Grosso do Sul definiu a bioeconomia e suas vertentes, como a biotecnologia, entre os pilares para o desenvolvimento sustentável. “O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul definiu a bioeconomia e suas derivações, como a biotecnologia, como setores estratégicos do seu processo de desenvolvimento e, nesse sentido, vem apoiando pesquisas científicas e a atração de negócios nessas áreas”, destacou.

    Segundo Senna, o protocolo firmado cria um novo ambiente de oportunidades. “Para potencializar as ações estratégicas, a Semadesc assinou um protocolo de intenções com a Anbiotec Brasil objetivando estabelecer uma cooperação institucional mútua que promova a ampliação dos negócios de empresas do setor, bem como o estímulo à pesquisa inovadora e empreendedora, criando cadeias de valor que aumentem a competitividade da economia sul-mato-grossense”, concluiu.

    A presidente executiva da Anbiotec Brasil, Vanessa Silva da Silva, destacou que o momento representa uma virada para o agro nacional, conectando soluções biotecnológicas diretamente às demandas produtivas do campo. “Acabamos de dar um passo fundamental para o futuro do agro no Brasil. A parceria firmada hoje aqui no Mato Grosso do Sul coloca a biotecnologia como protagonista na evolução do campo. O estado, que já é referência em produtividade, agora ganha ainda mais força com as soluções sustentáveis da Anbiotec. Trazer a nossa inovação para cá significa conectar as soluções das nossas empresas diretamente com quem produz, gerando competitividade e desenvolvimento para o setor”, afirmou.

    O secretário Jaime Verruck reforçou o papel da parceria na consolidação de um novo ciclo de desenvolvimento articulado pela ciência. Ele destacou que Mato Grosso do Sul vive uma transformação baseada em inovação, sustentabilidade e diversificação produtiva. “A biotecnologia é uma das agendas mais promissoras para o futuro do Estado. Ela dialoga diretamente com nossas vocações no agro, na conservação ambiental e na industrialização de base sustentável. Essa parceria com a Anbiotec amplia o alcance das políticas públicas de inovação, atrai empresas de alta tecnologia e reforça nossa estratégia de transformar conhecimento em desenvolvimento real para o Mato Grosso do Sul”, afirmou.

    Com a formalização do acordo, Semadesc e Anbiotec Brasil iniciam a construção de um plano de trabalho conjunto, envolvendo articulação entre universidades, centros de pesquisa, startups e empresas associadas. A expectativa é que a cooperação gere projetos em áreas como bioinsumos, saúde animal, biotecnologia ambiental, cadeias produtivas sustentáveis e soluções aplicadas ao Pantanal, fortalecendo o ecossistema de inovação e a competitividade do setor produtivo sul-mato-grossense.

    Marcelo Armôa, Semadesc, com a colaboração da Anbiotec Brasil
    Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc

     

    Categorias :

    CIÊNCIA TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

    Veja Também