O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Esaú Aguiar, participou hoje (30) do Roadshow do Programa Brasil Mais Produtivo. O evento foi realizado no Senai da Construção, em Campo Grande, e mostrou aos empresários como o programa pode ajudar as indústrias a inovar, reduzir desperdício e crescer com mais produtividade.
Durante o encontro, foram apresentadas as diretrizes nacionais do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), além de cases de sucesso de empresas que já transformaram seus resultados com o apoio do programa. Também foi aberto espaço para debate, perguntas e networking entre empresários e representantes do setor produtivo.
O evento teve como objetivo apresentar o maior e mais abrangente programa de apoio à produtividade e à transformação digital para micro, pequenas e médias indústrias do país. O evento também contou com a presença do coordenador de Competitividade da Semadesc, Augusto de Castro.
O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo MDIC, tem como executores o Sebrae e o Senai, e conta com as parcerias da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O Roadshow foi uma oportunidade estratégica para aproximar o setor industrial dos serviços oferecidos pelo programa, apresentar soluções e fortalecer o compromisso do Estado com a inovação e a competitividade da indústria.
De acordo com o secretário-executivo, que representou o governador Eduardo Riedel no evento, o programa foi realizado em colaboração com diversas entidades, visando impulsionar o desenvolvimento dos empresários e das empresas em Mato Grosso do Sul. “A parceria representa a união de esforços em prol do desenvolvimento econômico, industrial e de outras áreas estratégicas. Atualmente, o estado de Mato Grosso do Sul possui uma significativa representatividade de micro e pequenas empresas, correspondendo a mais de 40% do total de empresas. Diante disso, é fundamental promover ações que apoiem o crescimento dessas empresas. Elas se inserem no cenário de desenvolvimento do estado, impulsionado por grandes investimentos que estão sendo atraídos. São, portanto, negócios de grande importância para o estado”, salientou.
Aguiar lembrou que os microempreendedores representam representa 90% das empresas instaladas em Mato Grosso do Sul. “Então, é um número extremamente significante. 50% de MEI, 40% de Empresas de Pequeno Porte. Isso é um nicho que o Estado precisa aportar. E que também precisam de pessoas. Por isso o Estado desenvolveu uma solução, uma ferramenta, que é a plataforma MS Qualifica, que é uma ferramenta para intermediação de mão de obra e qualificação profissional gratuita. A qualificação está lá nessa plataforma de maneira gratuita, de todo o sistema S, as qualificações gratuitas estão lá e você consegue fazer a intermediação de mão de obra.
Ele conclamou os participantes a utilizarem a plataforma, publicarem as vagas. “Vocês vão encontrar profissionais, conseguir requalificar o seu time através do uso da plataforma. Isso permite com que o setor esteja cada vez mais preparado para as oportunidades. O Estado está aqui para apoiar vocês. Essa é a mensagem que gostaria de transmitir: o Estado nunca esteve tão próximo do empresariado”, concluiu.
Texto e fotos – Rosana Siqueira, da Semadesc
 
                
 
                         
                        