O secretário adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, participa em Belo Horizonte da 121ª reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que acontece no Palácio da Liberdade, antiga sede do governo mineiro. Participam secretários e presidentes de entidades ambientais de todo país.
Falcette propôs que a Abema tenha uma agenda direcionada para os Estados a fim de facilitar a mobilização em torno de temas comuns. “Entre as discussões técnicas que aconteceram na manhã de hoje (16), especialmente em torno das temáticas que estão no Conama, a Semadesc sugeriu que a Abema desenhe uma ação conjunta entre os Estados de temas que transponham a divisão de biomas e de Estados e que seriam benéficos como um todo” explicou o secretário.
No seu entender, “assim como o Estado de Mato Grosso do Sul tem uma agenda de médio e longo prazos para as pautas agroambientais, a Abema também deve ter uma construção nesse sentido para que a gente possa pautar nossos parlamentares e também os trabalhos de cada Estado junto a instituições como o Conama”, completou.
Nessa quinta-feira (16) a reunião focou em assuntos institucionais que permeiam a pauta ambiental, como licenciamento, biodiversidade, mudanças climáticas, aprimoramento no sistema Sicar Nacional, além de discussões sobre temas a serem levados à COP30 no mês de novembro, em Belém (PA).
Na sexta-feira (17) o grupo fará uma visita a Brumadinho, para uma agenda técnica na mineradora Vale com foco nas ações de recuperação ambiental, segurança e governança pós-tragédia. A reunião se encerra no sábado com outras visitas técnicas pela região.
Texto: João Prestes
Fotos: Divulgação Abema