Os programas Voucher Desenvolvedor e o Voucher Transportador, do Governo do Estado, que vêm mudando a vida de milhares de sul-mato-grossenses principalmente jovens, foram apresentados hoje (26) na 146ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (Fonset), realizado em Campo Grande. A iniciativa de compartilhar as experiências do Estado ocorreu durante o segundo dia do evento e foi amplamente elogiada pelos secretários estaduais presentes.
Ação transversal coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e pela SED (Secretaria de Estado de Educação), com execução do Senac-MS e apoio do Sistema Comércio, o Voucher Desenvolvedor foi criado para atender à crescente demanda por profissionais na área de Tecnologia da Informação, promovendo a formação técnica de jovens e adultos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A diretora regional do Senac, Jordana Duenha, destacou a parceria no Voucher Desenvolvedor, que ofertou mais de 500 vagas para formação na área de Tecnologia da Informação.
Os secretários estaduais também conheceram a trajetória do ex-aluno do Voucher Desenvolvedor Rafael Rodrigues, beneficiado pelo programa, que foi premiado em diversas maratonas nacionais. Em sua fala, ele contou como o voucher transformou sua vida, possibilitando inserção no mercado de trabalho e reforçando o impacto social e econômico das ações.
O evento contou ainda com a palestra do representante do Ministério do Trabalho, Marcos Perioto, que abordou políticas públicas voltadas ao fortalecimento da empregabilidade e da qualificação profissional no Brasil.
Atualmente o programa oferta mais de 500 vagas em cinco municípios – Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas – com índice de empregabilidade que já ultrapassa os 30%, evidenciando a conexão direta entre formação técnica e mercado de trabalho.
Avaliação
O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar avaliou o evento como extremamente produtivo. “No encontro foram abordados assuntos transversais a todos os estados, numa política de trabalho, emprego e renda. Nessa reunião, nós tivemos a participação de diversos membros dos estados, da Organização Internacional do Trabalho, do Ministério do Trabalho, do Ministério do Desenvolvimento, onde foram apresentados avanços em cima da área de qualificação profissional, na intermediação de mão-de-obra, programas de desenvolvimento voltados para o social e para o Mato Grosso do Sul”, destacou.
De acordo com ele, Mato Grosso do Sul teve a oportunidade também de demonstrar algumas ações exitosas que vêm se perdurando e virando referência nacional, como o Voucher Transportador e o Voucher Desenvolvedor. “Apresentamos também a plataforma MS Qualifica Digital, que é uma plataforma, hoje, muito dinâmica, tecnológica, que tem demonstrado uma adesão grande da população e do empresariado. Houve muita troca de experiência, intercâmbio de ações e programas que rodam nos outros estados, voltados sobre a temática muito presente hoje no Mato Grosso do Sul, que não é a exclusividade nossa, mas é a escassez de mão de obra e a necessidade da qualificação profissional como um aporte para a empregabilidade”, concluiu.

Secretários do trabalho de vários estadosdo País estiveram participando do Fonset e ao final do evento foram conhecer o Bioparque Pantanal
Rosana Siqueira, da Semadesc
Foto – Mairinco de Pauda