Mato Grosso do Sul ampliou sua presença no cenário nacional da inovação com o reconhecimento de cinco municípios pelo Selo CSC (Connected Smart Cities), na modalidade Ecossistemas de Inovação 2025. Foram contempladas as cidades de Naviraí, Maracaju, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Dourados e Ponta Porã, que passam a integrar o grupo de ecossistemas brasileiros certificados pela consistência de suas ações e pelo nível de envolvimento entre governo, academia, empresas e sociedade. A entrega dos certificados ocorreu no dia 24 de setembro de 2025, durante solenidade nacional que reuniu representantes de diversos estados brasileiros.
O Selo CSC valoriza cidades que conseguem estruturar e fortalecer seus ecossistemas de inovação com base em planejamento, governança colaborativa, projetos consistentes e impacto territorial. A avaliação considera múltiplas dimensões do engajamento local e o avanço de iniciativas que estimulam o empreendedorismo e criam ambiente favorável à geração de soluções de alto impacto. Na edição de 2025 os municípios sul-mato-grossenses foram reconhecidos da seguinte forma: Jardim, na categoria Aspirante; Maracaju, Ponta Porã e Naviraí, na categoria Bronze e Dourados, na categoria Prata.
O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, destacou que os resultados são fruto de trabalho articulado realizado em todo o Estado. “A Semadesc tem apoiado estrategicamente o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação sul-mato-grossenses por entender que, por meio deles, giramos a tríplice hélice da inovação, composta pelo Governo do Estado/prefeituras, mercado e academia”, afirmou.
O resultado, de acordo com Senna, já está aparecendo. “O último ranking CLP mostrou isso e, agora, cinco dos doze ecossistemas estaduais receberam selos de boas práticas em inovação. São conquistas importantes, pois demonstram que a cultura da inovação vem sendo disseminada e, principalmente, tem promovido o desenvolvimento regional”, afirmou.
O Selo CSC Ecossistemas de Inovação é concedido a cidades que demonstram avanços consistentes em inovação, a partir de práticas que conectam diferentes setores para gerar desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma certificação nacional que reconhece boas práticas e serve de referência para outras localidades interessadas em estruturar ambientes de inovação mais sólidos e efetivos.
Na mesma solenidade, os municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã receberam o Selo CSC: Cidades Inteligentes.
Marcelo Armôa, Semadesc