Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SEMADESC
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A SEMADESC
    • SECRETÁRIO DE ESTADO
    • SECRETÁRIO-ADJUNTO
    • Secretarias Executivas
      • Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais
      • Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho
      • Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação
      • Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico Sustentável
      • Secretaria-Executiva de Meio Ambiente – SEMA
      • SUAFI
    • ASSESSORIAS
  • CONTATOS
  • WEBMAIL
  • AGENDA
  • CARTA DE SERVIÇOS
‹ Voltar

Juntas comerciais assumem papel de ‘motores’ da transformação digital na gestão pública, diz presidente da Fenaju

  • 25 set 2025
  • Categorias:FACILIDADE, INCLUSÃO DIGITAL, INFORMAÇÃO, INOVAÇÃO, JUCEMS, JUNTA COMERCIAL DE MS
  • Compartilhar:

Demandadas pela necessidade de promover agilidade e segurança jurídica nos processos internos, as Juntas Comerciais aceleraram a transformação digital da gestão pública em todas as esferas da Federação, provocando mudanças tanto nos órgãos federais, quanto dos Estados e agora chegando aos municípios. A avaliação é da presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Gregória Benário, que participa em Bonito do primeiro Encontro Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais realizado em uma cidade do interior do Brasil.

“A Fenaju tem o prazer de estar realizando essa reunião aqui, pela primeira vez, e uma reunião mais ampliada com presidentes, secretários gerais, técnicos da informação. Daqui vamos tirar subsídios para aprimorar cada vez mais nossa atuação. Estão presentes representantes do Ministério do Empeendedorismo, das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte. E nosso objetivo é discutir como podemos fazer com que o ambiente de negócio seja ainda mais célere, transparente, tecnológico, sem perder esse plumo, sem perder o espaço de autonomia de cada junta comercial nesse papel”, disse Benário.

O encontro acontece no Hotel Wetiga, em Bonito, e teve início na manhã da quarta-feira (24) com a Assembleia dos Presidentes das Juntas Comerciais e prossegue com reuniões técnicas até a tarde da sexta-feira (26). A abertura solene aconteceu na noite da quarta-feira com as presenças do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e do superintendente do Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Claudio Mendonça. O Sebrae é parceiro na promoção do evento.

Vieram especialmente para acompanhar os trabalhos, a diretora do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), Flávia Britto Gonçalves, e o chefe de Gabinete Deividson Arnaldo Roque. Britto disse que se sentia “tranquila” com a sensação de segurança que as Juntas Comerciais oferecem em seus processos e que é “testemunha” da revolução tecnológica promovida pelo setor com reflexos em todas as camadas da gestão pública.



Tecnologia

O secretário Jaime Verruck seguiu na mesma linha, lembrando que a Jucems foi o primeiro órgão do Governo do Estado a promover a completa digitalização de seus processos e a sair de uma situação em que o cidadão demorava semanas para conseguir um registro de abertura de empresa para poucas horas. “Eu não quero que ninguém saiba onde fica a Jucems. Ela tem que ficar na nuvem. O cidadão conecta pela Internet de onde estiver e tem acesso imediato a qualquer serviço que precisa, com rapidez e segurança”, disse.

Toda essa transformação tecnológica por que passou a Junta Comercial, conferindo rapidez aos processos, não representou nenhum risco à segurança jurídica tão necessária para o ambiente de negócios, ponderou o secretário. “As Juntas Comerciais têm a confiança do empresariado. Isso é fundamental para a economia. Mato Grosso do Sul tem crescido acima da média nacional por anos seguidos, e se tem um setor que nunca trouxe nenhum problema para a gestão pública foi a Junta Comercial. Responde perfeitamente a essa demanda com recordes de abertura de empresas seguidos”, completou.

O vice-governador Barbosinha também iniciou sua fala destacando o momento de prosperidade do Estado, tendo atraído mais de R$ 80 bilhões em investimentos privados nos últimos anos. Barbosinha remeteu aos pilares da gestão Riedel, que é promover um Estado próspero, verde, digital e inclusivo, os resultados positivos sentidos na economia e na sociedade de um modo geral.

“Os maiores programas sociais que poderíamos promover são a criação de empregos de qualidade e renda para nossa população”, disse o vice-governador, ao destacar o pilar da inclusão que prioriza as pessoas em cada ação pública. “A ordem é não deixar ninguém para trás. Temos um dos menores índices de desigualdade e desemprego do País, mas queremos continuar reduzindo”, afirmou.





Homenagem

A noite também foi marcada por homenagens, feitas tanto pela Fenaju, quanto pela Jucems. O vice-governador José Carlos Barbosa, o secretário Jaime Verruck e o superintendente do Sebrae MS, Claudio Mendonça, receberam a Comenda da Federação Nacional das Juntas Comerciais.

A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, por meio de seu presidente, Nivaldo Rocha, entregou placas para os patrocinadores Juliano Battistel Kamm Wetherimer, Celso Ramos Régis, Denyson Queiroz Prado e Luiz Felipe Dornellas. Também foram homenageados os servidores Moacir Alves Teixeira (Junta Comercial de Minas Gerais) e Roberto Nilton Machado de Oliveira (RedeSim Conectada).

Texto: João Prestes, Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Avenida Desembargador José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes
Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

Logo Semadesc e Governo MS.

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital