O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria e Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) foi um dos homenageados na noite de segunda-feira (18) durante a Sessão Solene de Outorga da Medalha Legislativa “Afonso Nogueira Simões Corrêa”, em comemoração aos 50 anos da Embrapa Gado de Corte. A solenidade realizada pela Câmara Municipal de Campo Grande foi proposta pelo vereador Dr. Jamal, em reconhecimento a personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento da pesquisa agropecuária e de tecnologias inovadoras. Além do secretário Jaime Verruck, o presidente da Fundect, Márcio Pereira, também foi agraciado com a homenagem.
A honraria foi entregue pelo chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa (Toti) e pelo presidente da Câmara, vereador Epaminondas Vicente Neto (Papy). “Esse é um momento de refletir sobre o que seria da pecuária brasileira sem o papel da Embrapa. Nossa pecuária é o que é hoje porque a Embrapa Gado de Corte contribuiu na melhoria das pastagens, genética, manejo e tecnologias. Se o Brasil se tornou um país exportador global e competitivo, é graças ao trabalho de profissionais que se dedicaram e ainda se dedicam à pesquisa. Uma pecuária atrasada talvez não fosse criticada, mas certamente não teria alcançado o patamar mundial que conquistamos”, comentou o secretário Jaime Verruck após receber a homenagem.
A Medalha Legislativa leva o nome de Afonso Nogueira Simões Corrêa, natural de Maracaju, agrônomo e zootecnista, falecido em 2016, aos 94 anos. Servidor do Ministério da Agricultura, foi responsável por articular, ainda na década de 1970, a instalação em Campo Grande do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte da Embrapa, inaugurado em 18 de agosto de 1975. Posteriormente, atuou como assessor técnico da instituição até sua aposentadoria, deixando um legado que consolidou Mato Grosso do Sul como referência nacional em pesquisa voltada à pecuária de corte.
Marcelo Armôa, Semadesc