Tecnoagro 2025: Tecnologia e inovação impulsionam o agronegócio em Mato Grosso do Sul

  • Publicado em 18 mar 2025 • por bbento@fazenda •

  • A Tecnoagro, maior feira de tecnologia agrícola da região norte e nordeste do Mato Grosso do Sul, teve início nesta terça-feira (18) e segue até 20 de março em Chapadão do Sul, reunindo pesquisadores, produtores e empresários para discutir o futuro do agronegócio. O evento reforça a importância da tecnologia para a evolução do setor e foi oficialmente aberto pelo governador Eduardo Riedel.

    O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) acompanhou o governador na abertura da feira e destacou o investimento do Governo do Estado, que destinou cerca de R$ 4 milhões para pesquisas agrícolas na região da Costa Leste. Entre as inovações em desenvolvimento, estão novas variedades de soja, milho, sorgo e carinata, esta última essencial para a produção de biocombustíveis.

    Para Verruck, a Tecnoagro demonstra como a tecnologia impacta diretamente a produtividade. “A região teve a melhor produtividade deste ano na produção de soja e, da mesma forma, terá na produção de milho. Aqui, temos o agro evidenciando a tecnologia. O Governo do Estado participa com o fomento à pesquisa e com apoio ao evento. Essa é uma questão fundamental, pois é por meio da pesquisa, ciência e inovação que Mato Grosso do Sul continuará seu desenvolvimento”, afirmou.

    O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, reforçou a importância da pesquisa científica para o crescimento do setor. Segundo ele, a transferência de tecnologia e o conhecimento aplicados ao campo são essenciais para gerar oportunidades, emprego e renda, consolidando o agronegócio como um dos pilares da economia estadual.

    “O avanço da inteligência artificial e de novas tecnologias no agronegócio, na medicina e na gestão pública demonstram a relevância da inovação para o desenvolvimento sustentável. Por isso, o Governo do Estado, sob a liderança do governador Eduardo Riedel e do secretário Jaime Verruck, trabalha para fortalecer a conexão entre ciência, tecnologia e crescimento econômico, transformando Mato Grosso do Sul em um polo de referência para o setor”, comentou Senna.

    O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, também ressaltou o impacto da modernização do setor agrícola na economia estadual. “A Tecnoagro reafirma a vocação do nosso Estado como referência em produtividade e inovação no agronegócio”, destacou.

    A Tecnoagro 2025 acontece na sede da Fundação Chapadão, em Chapadão do Sul, apresentando aos visitantes as inovações tecnológicas do setor e promovendo um ambiente propício para debates e negócios. A edição deste ano conta com a participação expressiva de estudantes, do ensino fundamental ao superior, estimulando a integração de crianças e jovens com a principal atividade econômica da região: o agronegócio sustentável.

    Por meio de recursos da Fundect e do Fundems (Fundo para Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja), administrado pela Semadesc, o Governo do Estado aportou R$ 9 milhões para pesquisa e desenvolvimento na Fundação Chapadão, realizadora da Tecnoagro.

    Marcelo Armôa, Semadesc
    Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc

    Categorias :

    Agricultura, CIÊNCIA TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

    Veja Também