A previsão indica tempo com sol e poucas nuvens nesta segunda-feira no Estado. O grande destaque são as temperaturas acima da média no estado do Mato Grosso do Sul, que podem atingir entre 35-38°C, principalmente nas regiões sul, sudeste, sudoeste e pantaneira. Essa situação meteorológica ocorre devido a atuação do sistema de alta pressão atmosférica, que favorece o tempo mais quente e seco. Os dados são do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado do Mato Grosso do Sul (CEMTEC/SEMADESC).
Além disso, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil contribui para o tempo mais seco e dificulta a formação de nuvens de forma geral. Com isso, espera-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 20-40%.
Na terça-feira devido ao transporte de umidade, aliado ao aquecimento diurno, podem ocorrer chuvas típicas de verão, onde chove em uma cidade ou bairro e na cidade/bairro vizinho não passa de um aumento de nebulosidade. Pontualmente, podem ocorrer chuvas de intensidade forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
São previstas temperaturas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 32-38°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões sudoeste e pantaneira esperam-se mínimas entre 23-26°C e máximas entre 32-37°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 19-23°C e máximas entre 30-35°C. Em Campo Grande, mínimas entre 20-22°C e máximas entre 32-35°C. Os ventos atuam do quadrante norte (norte/nordeste) com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.
Nebulosidade
Para quarta e quinta-feira o CEMTEC preve tempo com sol e variação de nebulosidade. Devido a disponibilidade de umidade, aliado ao aquecimento diurno podem ocorrer chuvas típicas de verão, onde chove em uma cidade ou bairro e na cidade/bairro vizinho não passa de um aumento de nebulosidade. De maneira pontual, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Os maiores acumulados de chuva são esperados, principalmente, para as regiões central, leste, norte e nordeste do estado. Essa situação meteorológica ocorre devido a atuação de uma frente fria, que atua na altura do Sul do Brasil. Este sistema não impacta diretamente o estado do Mato Grosso do Sul, porém contribui para aumentar e organizar o transporte de umidade favorecendo a formação de instabilidades no estado de Mato Grosso do Sul.
Em relação às temperaturas, são previstas mínimas entre 21-24°C e máximas entre 30-35°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões sudoeste e pantaneira esperam-se mínimas entre 23-26°C e máximas entre 31-34°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 21-24°C e máximas entre 30-34°C. Em Campo Grande,
mínimas entre 21-23°C e máximas entre 30-33°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Comunicação Semadesc
Foto – Arquivo