O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), deu as boas-vindas à nova diretoria da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) na manhã de quinta-feira (26), com a presença dos servidores do órgão. Ele agradeceu a atuação dos servidores Fernando Nascimento e André Nogueira Borges e apresentou os novos ocupantes dos cargos de diretor-presidente e diretor-executivo da Agraer. André Nogueira Borges, antes diretor-presidente, passa a ocupar a função de diretor-executivo ao lado de Washington Willeman – o novo diretor-presidente nomeado pelo governador Eduardo Riedel em 19 de janeiro.
A Agricultura Familiar contará ainda com uma Secretaria Executiva na nova estrutura da Semadesc e que será coordenada pelo servidor público Humberto de Mello. O objetivo dessa secretaria será o de promover políticas públicas voltadas à Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso do Sul com ações que serão executadas pela Agraer.
“O Governador Eduardo Riedel sempre destacou na fala dele a palavra transversalidade, isso quer dizer que as nossas ações serão tratadas de forma integral. Assim será feito com a Agricultura Familiar, além de discutir a produção, iremos tratar sobre a saúde, a segurança nos assentamentos, entre outros assuntos relacionados. A própria Agricultura Familiar tem esse olhar transversal e cada uma das secretarias na sua competência”, ressaltou Jaime Verruck.
Por sua vez, o novo diretor-presidente agradeceu ao trabalho dos servidores da Agraer e frisou a importância do comprometimento de cada setor para o desenvolvimento dos trabalhos no Estado. “A Agraer conta com o tripé – pesquisa, assistência técnica e extensão rural e a regularização fundiária – com atuação voltada ao desenvolvimento dos agricultores familiares. Nós vamos alcançar o nosso objetivo se cada um cumprir a sua tarefa com dedicação, amor e responsabilidade”, finalizou Washington.
Ainda pela manhã, Willeman esteve em reunião virtual com os coordenadores regionais e municipais da Agraer para apresentar as novas mudanças da instituição e os encaminhamentos da sua gestão.
Nova composição
Diretor-presidente: Washington Willeman
É natural de Itaporã-MS, tem 54 anos e possui formação superior em Engenharia de Agrimensura pelo Centro de Ensino Superior Plínio Mendes dos Santos (1994). Ingressou na Agraer em 24 de janeiro de 1994 como assessor técnico e foi aprovado em concurso público para o cargo efetivo como gestor de desenvolvimento rural – engenheiro agrimensor em 14 de setembro de 1998.
Desempenhou funções de destaque, entre elas a de Gerente de Regularização Fundiária da Agraer, entre 2003 e 2006. Posteriormente foi cedido para atuar como chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso do Sul, no período de 2008 a 2011. E, recentemente foi eleito presidente do Sinterpa (Sindicato dos trabalhadores em instituições de extensão rural, pesquisa, assistência técnica, servidores agropecuários de MS) para o triênio 2020/2023.
Diretor-executivo: André Nogueira Borges
Natural de Rio Brilhante, tem 53 anos, formou-se em Engenharia de Agrimensura em 1992 e possui pós-graduação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais.
Tornou-se servidor efetivo da Agraer em 1994, ocupando os seguintes cargos: Chefe do Setor de Colonização (Terrasul – 1999), chefe da Divisão de Políticas Agrárias e Assentamentos (Terrasul – 1999/2000), Gerente de Regularização Fundiária (Idaterra – 2001/2002), Gerente de Políticas Agrárias e Assentamentos (Agraer – 2002/2003), chefe do Setor de Agrimensura e Assentamentos (2007/2016) e Gerente de Regularização Fundiária e Cartografia (Agraer – 2016/2017).
Atuou como diretor-presidente da Agraer entre de 2017 a 2022 e atualmente permanece na instituição como diretor-executivo.
Secretário Executivo de Agricultura Familiar de Povos Originários e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso do Sul: Humberto de Mello
Humberto de Mello Pereira atuará pela Semadesc para a criação de políticas públicas que serão executados pela Agraer.
É graduado e pós-graduado em história. Ingressou na Agraer em 14 de setembro de 1987 como técnico em agropecuária e, em 15 de julho 2003, tomou posse como gestor sócio-organizacional rural.
Durante a sua trajetória vem atuando no atendimento a agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas do Estado. Como resultado de seu desempenho profissional foi nomeado Diretor-Presidente da Agraer em janeiro de 2003, cargo que ocupou até dezembro de 2006.
Outra função de destaque ocupada foi a de Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado, de novembro de 2015 a maio de 2016.
Texto e foto: Fládima Christofari – Comunicação Agraer