Confira a avaliação e previsão do CEMTEC/MS

  • Publicado em 22 fev 2022 • por João Prestes •

  •  Campo Grande (MS) – Segundo os dados do Monitor de Secas, observou-se que a maioria dos municípios, encontra-se em condições de secas de intensidade de moderada a excepcional durante o mês de janeiro.

    A seca moderada provoca alguns danos às lavouras e pastagens; córregos, reservatórios ou poços ficam com níveis baixos, pode ocorrer falta ou restrições voluntárias de uso de água em algumas regiões. Já quando a seca é considerada excepcional, há perdas nas lavouras e pastagens de forma excepcional e generalizada; escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de emergência.

    A média climatológica para o trimestre de Março-Abril- Maio (MAM) indica chuvas entre 200 a 500 mm no estado. E a previsão indica que as chuvas ficarão ligeiramente abaixo da média climatológica (40-50%).

    Esta previsão se deve a atuação da La Niña, que é um fenômeno oceânico-atmosférico de resfriamento das águas do Pacífico, e por consequência, gera mudanças nos padrões de precipitação.

    Veja AQUI o boletim completo do CEMTEC/MS.

    Semagro

    Categorias :

    Geral

    Veja Também