Campo Grande (MS) – Quatro respiradores hospitalares foram entregues nesta semana aos municípios de Dourados e Jardim após passarem por reparo e calibração. Os equipamentos essenciais no tratamento do novo coronavírus (Covid-19) foram consertados após ação conjunta entre Fiems, Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Energisa.
Foram identificados 70 respiradores dos hospitais de todo o Estado necessitando de reparos e encaminhados para o Senai de Campo Grande, que adaptou unidades móveis para realizar a higienização e a manutenção dos equipamentos. Em seguida são encaminhados, para uma empresa terceirizada que faz a calibragem desses equipamentos, e esses custos serão cobertos pela Energisa.
Nesta semana três respiradores foram entregues ao Hospital Evangélico de Dourados e um ao Hospital Marechal Rondon, de Jardim. Nos próximos dias devem ser entregues mais 13 respiradores hospitalares prontos para o uso e a previsão é de que até 30 de abril seja concluído o reparo de aproximadamente 30 respiradores.
Diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo ressalta que os técnicos têm reparado uma média de dois respiradores por dia. “Dos 70 equipamentos que nós recebemos, 28 já tiveram diagnóstico e, desse total, nove não terão condições de serem reparados. O restante conseguiremos recuperar e a nossa média tem sido de dois respiradores consertados por dia”, completou.
“Nossa meta foi a seguinte: se a gente conseguir consertar um, é um que teremos disponível para uso. Obviamente que não vamos conseguir consertar os 70, mas cada um que nós conseguirmos significa mais uma vida que pode ser salva”, avaliou o secretário da Semagro, Jaime Verruck.