São Gabriel do Oeste (MS) – Mais de 100 pessoas ligadas a agricultura familiar acompanharam as principais ações desenvolvidas pelo setor no município de São Gabriel do Oeste, com foco no levantamento das demandas e na busca de novas alternativas para o aumento da produtividade local.
O encontro foi realizado na segunda quinzena de março e visou, também, à preparação dos representantes do município para a 1ª Jornada Estadual da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do MS, que será realizada em Campo Grande, no dia 8 de abril.
“Pela Agraer apresentamos as informações a respeito do que a gente vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos, como PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar], elaboração de projetos para o Pronaf [Programa Nacional de Agricultura Familiar], números de atendimentos de Ater [Assistência Técnica e Extensão Rural] nas pequenas propriedades, convênios, patrulhas mecanizadas entre outros”, informou o coordenador regional da Agraer de São Gabriel do Oeste, Ivan Macena.
Para o prefeito Jeferson Tomazoni, a realização do encontro da agricultura familiar e reforma agrária em São Gabriel do Oeste foi de fundamental importância, considerando que o poder executivo municipal participa ativamente do processo e absorve parte do que é produzido pela agricultura familiar. “Temos muito desafios e trabalhos como a manutenção de estradas e serviços públicos que precisam ser ampliados e gradativamente vamos estender nosso atendimento com assistência técnica e ser o agente fomentador ofertando cada vez mais condições de produzir mais e viver no campo”, pontuou o prefeito Jeferson Tomazoni.
Diversas autoridades estaduais e municipais estiveram presentes, tais como: Orlando Serrou Camy Filho, assessor da secretaria Estadual de Produção, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura Familiar – Semagro, Paulo César Farias, coordenador da Fetraf/MS – Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso do Sul; Júlio César Bortolini, presidente do Sindicato Rural do Município; Edilson do Nascimento, presidente da Associação do Assentamento Patativa do Assaré; Neiva Lúcia Bienfild, presidente da Associação do Assentamento Itaqui; Izolde Baungartner Bervian representante do Assentamento Campanário e o presidente da Câmara Valdecir Malacarne. Além de secretários municipais e vereadores.