Campo Grande (MS) – Iniciado o processo para a realização dos ajustes tecnológicos e, consequentemente, a ampliação da segurança do Subprograma* de Apoio à Modernização da Criação de Bovinos, o antigo Programa Novilho Precoce ganha nova dimensão, com melhorias técnicas, visão do sistema de produção e um novo nome: Precoce MS.
Desenvolvido há mais de duas décadas com o intuito de incentivar a produção de bovinos em Mato Grosso do Sul, o programa vem passando por reformulações desde julho último, respeitando um cronograma que tem a previsão de estar finalizado até 1º de fevereiro do próximo ano, 2017, quando será relançado.
Operacionalizado por meio de parceria entre as secretarias de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e de Fazenda (Sefaz) de Mato Grosso do Sul; os Serviços de Inspeção Animal da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS); a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de MS (Iagro); a Embrapa Gado de Corte; e os conselhos Regional de Medicina Veterinária de MS (CRMV/MS) e de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea/MS), o Proape-Precoce/MS dará continuidade à missão de estimular os produtores rurais do Estado a adotarem modernas técnicas de criação, favorecendo a produção de animais jovens, com carcaça de qualidade superior. A nova versão do programa incentiva a utilização de boas praticas Agropecuárias, o que irá também contribuir para a sustentabilidade em todas as suas dimensões, e para avanços na gestão sanitária do rebanho sul mato-grossense.
Aumentar o desfrute do rebanho de corte, estimular o mercado de qualidade e incentivar a eficiência e a eficácia do produtor rural, premiando com incentivo financeiro a qualidade do produto obtido (animal) e o nível do processo produtivo continuam sendo o mote do subprograma do qual podem participar produtores rurais de Mato Grosso do Sul que atendam aos critérios exigidos. Clique aqui para conferir, os detalhes estão descritos a partir da página 6.
* Ligado ao Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (Proape).
Cadastramento
Entre as reformulações, está prevista a efetiva participação de técnicos na prestação de serviços nas propriedades cadastradas. Para isso, desde o último dia 26 de setembro, está aberto o cadastramento desses profissionais, que pode ser realizado no site da Sepaf.
O profissional interessado deve se dirigir pessoalmente a uma unidade da Agenfa e pegar uma senha de acesso para se cadastrar no portal do ICMS transparente, acessando o site da Sepaf (www.semadesc.ms.gov.br). Clicando no banner Proape- Precoce/MS e na sequência em cadastramento de profissional o processo é concluído ao serem preenchidas as informações adicionais e anexados os documentos exigidos.
Os produtores serão cadastrados a partir de 28 de novembro e as indústrias frigoríficas e a partir de 9 de janeiro de 2017.
Treinamento para técnicos
Esta programado para a próxima sexta-feira, 21 de outubro, o treinamento para técnicos da área de ciências agrárias devidamente cadastrados, que é o primeiro de uma série que a Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) realizará. O treinamento acontecerá em Campo Grande, no Parque dos Poderes, no auditório da Agraer, durante todo o período da manhã.
SAIBA MAIS SOBRE O PRECOCE MS aqui.
Kelly Ventorim, Assessoria de Imprensa da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) .