Teve início nesta segunda-feira (28) o curso de Atualização em Manejo e Conservação de Solo e Água, voltado para técnicos da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para execução do Programa de Microbacias da Bacia do Rio Paraná.
O curso tem duração de nove semanas, 180 horas/aula em formato on-line e será ministrado por professores da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), por meio de um termo de cooperação com a Semagro.
“A partir da assinatura do convenio, a Semagro desenvolveu o curso que está capacitando primeiro os técnicos estaduais e num segundo momento vai abranger o setor privado e os produtores rurais”, afirma o superintendente de Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta.
A Coordenação do Curso ficará a cargo do professor Dr. Elói Panachuki e o curso será oferecido novamente em 2021. O conteúdo programático do curso pode ser acessado clicando aqui. Na primeira turma participam 28 profissionais, entre agrônomos e técnicos agropecuários.
“A demanda pelo curso é muito grande e tivemos que definir critérios para participação, que foram a formação do profissional, municípios da Bacia do Rio Paraná e o nível de degradação de solo na região. O esforço da Semagro em ofertar um curso de alto nível, motiva muito nossa equipe, o conhecimento técnico-científico é nossa ferramenta de trabalho”, comenta o diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento.