A meteorologia é parte fundamental da agricultura, pois os fenômenos climáticos têm peso decisivo no resultado da safra. Estar de olho no clima faz parte da rotina do produtor rural e é pensando em nortear as decisões que o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) está contribuindo com o boletim semanal da Casa Rural.
As análises são feitas pela meteorologista Valesca Fernandes, responsável pelo Cemtec, unidade está vinculada a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
Os boletins podem ser encontrados no site da Famasul e são publicados semanalmente. No boletim 415, foi feito um prognóstico de precipitação total para os próximos meses, com indicativo de chuvas abaixo do esperado.
No mês de julho as chuvas ficam em torno de 20 e 40 mm para as regiões oeste e central, 20 mm no norte, oeste e nordeste, 40 e 60 mm no sul e sudoeste e 60 e 80 mm, para o sudeste e sul-fronteira do estado.
Em agosto, espera-se chuvas abaixo de 20 mm na região norte, oeste e nordeste, entre 20 e 40 mm na região central e entre 60 e 80 mm nas regiões sudoeste, sudeste, sul e sul-fronteira do estado.