Núcleo de Fronteira do MS

PLANO DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO DA FAIXA DE FRONTEIRA – PDIF/MS.

O QUE É

Este Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Mato Grosso do Sul – PDIF/MS é resultado natural do processo de favorecimento da integração fronteiriça, deflagrado no Documento Síntese do Plano de Desenvolvimento Regional – PDR-MS 2030, e foi concebido a partir das Bases para uma Proposta de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira, elaboradas por Grupo de Trabalho Interfederativo de Integração Fronteiriça, com representantes designados por Portaria do Ministério da Integração Nacional (2009).

O presente Plano de Desenvolvimento Integrado da Faixa de Fronteira apresenta, inicialmente, a fundamentação para o Desenvolvimento Regional Fronteiriço, contextualizando a situação atual da fronteira de Mato Grosso Sul, propostas de diretrizes para governança visando os 7 eixos: segurança, saúde, infraestrutura e logística, educação, desenvolvimento econômico, desenvolvimento socioambiental, e aduanas integradas.

A Política de desenvolvimento regional fronteiriço tem como:

OBJETIVO GERAL

Construir a segurança cidadã, melhorando a qualidade de vida, promovendo o desenvolvimento econômico, institucional e socioambiental sustentável na faixa de fronteira.

Equipe responsável pela elaboração do PDIF/MS