Estudo da Dimensão Territorial do Estado de MS: Regiões de Planejamento

Responsável: Eliandres Pereira Saldanha
Tel.: (67) 3318-5063
e-mail: contasregionais@semadesc.ms.gov.br

O que é

É um documento que propõe a regionalização do espaço físico do Estado de Mato Grosso do Sul visando estabelecer um referencial geográfico para a propositura de políticas de desenvolvimento regional.

A espacialização proposta por este estudo foi traçada aplicando o conceito de polarização e lideranças urbanas e seu entorno, correlacionado através de eixos de ligação e das relações de influência e dependência que existem entre os municípios polos e aqueles que estão sobre sua influência socioeconômica.

O documento apresenta uma breve definição das principais teorias de regionalização mais aplicadas no Brasil e propõe para Mato Grosso do Sul 9 (nove) Regiões de Planejamento que contemplam os 79 (setenta e nove) municípios atualmente existentes. Apresenta ainda uma breve caracterização de cada uma das 9 regiões contendo uma sístese de sua base econômica e características geográficas.

Objetivo

Tem por objetivo institucionalizar uma organização espacial para território do Estado de Mato Grosso do Sul que propicie aos gestores públicos um referencial geográfico para o planejamento de ações macroeconômicas.

Conheça o trabalho na íntegra:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.