Contas Regionais Relatórios do PIB

Bruna Mende Dias
e-mail: bdias@semadesc.ms.gov.br

APRESENTAÇÃO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) em parceria técnica com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, está empenhada em atender à crescente necessidade de estimativas precisas do desempenho da economia estadual. Para alcançar esse objetivo, estamos conduzindo estudos abrangentes de Contas Regionais, com o propósito de calcular o Produto Interno Bruto (PIB) gerado anualmente pelas atividades produtivas que compõem a economia do Estado de Mato Grosso do Sul.  O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador econômico significativo, pois representa a síntese das atividades econômicas em um período e local específicos.

A divulgação oficial de dados regionalizados, que inclui tratamento metodológico ao longo do tempo, fornece às autoridades públicas e agentes econômicos uma base sólida para avaliar as tendências macroeconômicas, a composição das atividades e setores econômicos na formação da riqueza estadual. Isso se torna um guia valioso para o planejamento, pois o crescimento econômico geral e setorial determina a velocidade da formação da riqueza e ajuda a dimensionar a demanda por infraestrutura e capital humano.

O PIB Estadual quantifica o valor adicionado anualmente pelos bens e serviços finais produzidos, desagregado por setores de atividade econômica (primário, secundário e terciário), obtendo assim o  PIB a preços básicos. Para se chegar ao PIB consolidado a preços de mercado faz-se a consolidação dos valores adicionados pela economia no ano e soma -se à incidência dos impostos indiretos gerados pela economia no mesmo período.

Nesta edição, apresentamos os resultados das Contas Regionais que analisam a produção de bens e serviços agregados na economia estadual – o PIB/MS – referente ao ano de 2021, juntamente com os resultados dos anos anteriores, de 2010 a 2021, que já haviam sido divulgados em edições anteriores. Este relatório inclui a evolução dos valores correntes da geração anual de riqueza, as taxas de crescimento da economia, a composição setorial e o PIB per capita para os respectivos anos. É importante ressaltar que os resultados do PIB/MS referentes ao ano de 2021, bem como ao período de 2010 a 2021 apresentados nesta publicação, têm como referência o ano de 2010. Nessa edição traçamos comparações em relação a 2020 e, para alguns indicadores, também em relação a 2002, ano de início da série, fornecendo, assim, uma síntese do desempenho regional da economia no período.

Projeção do Produto Interno Bruto
de Mato Grosso do Sul (2022 – 2028)

PIB Estadual
2010 – 2021