Câmara Setorial Consultiva da Ovinocaprinocultura

CÂMARA SETORIAL CONSULTIVA DA OVINOCAPRINOCULTURA (CSCO-MS)

Mato Grosso do Sul possui o 9º rebanho nacional de ovinos e o 16º de caprinos, de acordo com o último Censo Agropecuário 2017, com 271.326 e 45.509 cabeças, respectivamente.

O Estado se destaca em número de animais abatidos sob inspeção oficial, ocupando o segundo lugar nacional com 4.456 ovinos em 2020 (SIGSIF – MAPA). Ainda, foram estimadas, segundo o IBGE em 2019, 36.325 ovelhas tosquiadas, quarto lugar nacional, logo após os estados da região sul do país, e gerando um valor da produção da lã calculada em R$ 420 mil. Mato Grosso do Sul também conta com relevantes pesquisas feitas com leite de ovelha e difusão de resultados pelas Universidade Federal da Grande Dourados (Ovinotecnia e Ovelhas Pantaneiras) e Universidade ANHANGUERA UNIDERP (Centro Tecnológico de Ovinos – CTO), além do Grupo de Estudos em Ovinocultura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (GEO – UFMS).

Estes são resultados do Profissionalismo protagonizado pela CSCO-MS e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO) com a implantação de programas de estímulo e desenvolvimento como o PROGRAMA DE AVANÇOS NA PECUÁRIA DE MATO GROSSO DO SUL (PROAPE) – SUB PROGRAMA “Ovinos e Caprinos” (<https://www.cartasdeservicos.ms.gov.br/programa-de-avancos-na-pecuaria-de-mato-grosso-do-sul-proape-sub-programa-ovinos-e-caprinos/>) e a CERTIFICAÇÃO DE PROPRIEDADE DE DESCANSO DE OVINOS PARA ABATE – PDOA (<https://www.cartasdeservicos.ms.gov.br/certificacao-de-propriedade-de-descanso-de-ovinos-para-abate-pdoa/>), ações que concedem incentivos fiscais e solução de embarque coletivo de cordeiros proporcionando escala e inclusão de pequenos rebanhos na comercialização justa e formal.

OBJETIVO

Vinculada à SEMAGRO, a CSCO-MS tem a finalidade de debater com o setor temas relevantes, identificar gargalos e potencialidades para subsidiar políticas públicas e viabilizar soluções para o desenvolvimento e estruturação das cadeias de produção de ovinos e caprinos em Mato Grosso do Sul, fortalecendo a produção, a comercialização e o consumo de seus produtos e derivados.

METAS

AÇÃO DESCRIÇÃO
CAPACITAÇÃO 25 técnicos multiplicadores; 150 criadores cadastrados no programa
ORIENTAÇÃO TÉCNICA 100 propriedades assistidas
ABATE FORMAL 6.500 cabeças sob serviço inspeção oficial
REBANHO 500 mil cabeças conforme registro Iagro (https://www.cartasdeservicos.ms.gov.br/cadastro-de-caprinos-e-ovinos/)
INDÚSTRIA Cadastrar/habilitar quatro agroindústrias para atender o setor
DIVULGAÇÃO Promover cinco eventos de promoção e divulgação do setor; elaborar dois folder/cartilha; atualização e manutenção do site

PARCERIAS

SEMAGRO (IAGRO; AGRAER); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA; EMBRAPA), Sistema FAMASUL; Sebrae-MS, OCG-MS, Universidades; Asmaco e instituições de produtores organizados; frigoríficos / agroindústria e comércio varejista / atacadista; bares, restaurantes e similares; estabelecimentos de produtos agropecuários.

Coordenador: Fernando Alvarenga Reis
Instituição: EMBRAPA
E-mail: fernando.a.reis@hotmail.com
Telefone: (67) – 33682162 / 984150714