CÂMARA SETORIAL CONSULTIVA DA APICULTURA

A cadeia produtiva da apicultura em Mato Grosso do Sul tem evoluído em qualidade do mel e organização dos apicultores e meliponicultores, que aplicaram os conhecimentos adquiridos nos cursos e treinamentos realizados pelas instituições de assistência técnica, resultando na melhor produtividade por colmeia do Brasil.

A atividade está presente em todas as regiões do estado, cada uma com suas características de florada, mas predominando a silvestre, como a do mel do Pantanal, o primeiro do Brasil a receber o selo de Indicação Geográfica (IG), por ser um produto apícola diferenciado, obtido em uma região com alto nível de conservação ambiental e baixa utilização de agroquímicos.

O apoio ao cuidado sanitário dos apiários, das casas de mel e entrepostos é feito pela Iagro-Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS, que realiza o cadastramento dos apiários e alerta sobre a incidência de pragas ou doenças causadoras de danos à saúde dos enxames.

Entre os desafios diários, a apicultura no Brasil está buscando ampliar seu espaço na economia nacional, tendo que encontrar o equilíbrio na convivência com outras atividades rurais de intenso uso de insumos. Apesar das constantes ameaças aos seus enxames, os apicultores e meliponicultores acreditam na convergência dos interesses para um futuro harmônico, no qual a apicultura colabora com a produção de alimentos para o Mundo.

OBJETIVO

Vinculada a Semadesc, a CSEAP-Câmara Setorial Consultiva da Apicultura do MS tem a finalidade de debater vários temas e identificar gargalos e potencialidades para subsidiar e assessorar com informações a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), para que sejam tomadas medidas de estímulo à melhoria da cadeia produtiva, fortalecendo a produção e o consumo de mel e subprodutos.

ATUAÇÃO

Desde a sua criação, em 2004, elabora propostas de: fortalecimento das parcerias institucionais, divulgação das atividades, fortalecimento das associações por meio de orientações técnicas e estruturação física, agilização dos projetos de crédito junto à superintendência do Banco do Brasil e órgãos estaduais, cursos de capacitação em apicultura e meliponicultura.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Coordenador: Cláudio Ramires Koch
Instituição: COOPERAMS – Cooperativa Regional de Apicultura e Meliponicultura de Mato Grosso do Sul
E-mail: claudio.ramires@cooperams.com.br